top of page

Óbidos, a doce vila medieval !

Quando estive em Portugal conheci várias cidades, mas nenhuma delas me encantou como a pequena Óbidos, uma vila portuguesa do distrito de Leiria, sub-região do Oeste, região Centro, com menos de 3 mil habitantes entre 25 e 65 anos. A pequena vila medieval com seus castelos e portais encantados possui o melhor licor de Ginjinha da região. A vila com ruas de paralelepípedos é composta de casinhas brancas com flores na janela, uma igreja, pubs e muito agito ao longo do ano.

Desde 1996 a Associação de Cursos Internacionais de Música (ACIM) organiza a Semana Internacional de Piano de Óbidos (SIPO) que inclui Master class com intérpretes e professores de piano nacionais e estrangeiros como Josep Colom, para além de um programa de concertos diversificados.


O projeto Óbidos, Vila Literária iniciou-se com a reabilitação de espaços degradados que foram transformados em livrarias com o objetivo de criar dinâmicas ligadas ao livro. A partir daí foi criado o Folio - Festival Literário Internacional de Óbidos - que integra dezenas de atividades que passam por mesas redondas, entrevistas, tertúlias, concertos, exposições, peças de teatro, música, sessões de cinema, atividades com escolas, com dezenas de escritores e criadores portugueses e estrangeiros.


Em 11 de Dezembro de 2015 a UNESCO considerou Óbidos como Cidade Literária, como parte do programa Rede de Cidades Criativas. Em Óbidos também acontece o Festival do Chocolate com esculturas de chocolate de tamanho real, um evento que desperta interesse nos adultos e nas crianças que participam de Workshop e fazem seus próprios chocolates.

No vilarejo também acontece a Feira Medieval, onde o castelo regressa às suas origens medievais e onde se pode experimentar como era viver naquela época e na altura do natal Óbidos se transforma na "Vila Natal", um local místico que encanta pela beleza e diversão que proporciona a todos. Por tudo isso e pela magia da pequena vila portuguesa é que eu sugiro que vocês não deixem de visitar o vilarejo e quem sabe, um dia, a gente não se encontre na bela e doce medieval Óbidos!


Siga as meninas
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Cinzento Ícone Google+
Posts Recentes
bottom of page