top of page

Olhando para as Estrelas ! Prepare-se para se emocionar!

Não sei se já contei para vocês que costumo ir ao cinema sem saber do que se trata o filme...Vou pelo título, não pelo roteirista, nem pelo ator e nem pelo diretor. Deixo sempre que a sétima arte me surpreenda e, normalmente, ela me surpreende positivamente !


Hoje acordei cheia de preguiça (pós feriado) e fui assistir OLHANDO PARA AS ESTRELAS. Uau, que história ! Que lição de vida !


OLHANDO PARA AS ESTRELAS acompanha duas bailarinas que fazem parte da única escola de ballet para cegos do mundo – a Associação de Ballet para Cegos Fernanda Bianchini, localizada em São Paulo. Geyza é a primeira bailarina da cia e professora de ballet, que está se preparando para se casar; e Thalia, uma de suas alunas adolescentes, que está lidando com todas as mudanças de sua idade.


Suas histórias vão além do desafio de dançar sem uma referência visual. Como muitos de nós, essas mulheres querem ser boas profissionais, parceiras e amigas trabalham com garra para tornarem-se a melhor versão de si mesmas.

OLHANDO PARA AS ESTRELAS mexe com a emoção, com o nosso lado egoísta, mesquinho, individualista ! Impossível não se emocionar e não refletir ! Como me doeu ouvir a Thalia dizer que os colegas não queriam fazer trabalho de grupo com ela, que uma colega tinha dado chocolate para todos da turma menos pra ela e para um outro colega que também tinha uma deficiência e que a hora do recreio era um momento muito chato porque ela ficava sozinha. Como somos perversos ! Que mundo é esse que estamos vivendo que discrimina pessoas por ter uma deficiência visual, auditiva...? Que mundo cruel é esse?

OLHANDO PARA AS ESTRELAS acaba de ganhar Trailer, Cartaz, Flyer especial acessível em braile, e audiodescrição.


O filme é um documentário emocionante que ao longo de três anos acompanhou a vida de Geysa e Thalia. Geyza, além de ser a primeira bailarina da companhia é também professora na escola e Thalia, uma adolescente que apesar de todas as suas dificuldades, tem como objetivo e sonho, conquistar sua independência e autonomia.

O diretor do filme, Alexandre Peralta, conta que eles começaram este projeto como um retrato do trabalho da escola. Mas ao longo do caminho, as histórias nos levaram a lugares que não esperávamos e acabamos retratando a complexidade da vida daquelas pessoas, mais especificamente da Geyza e da Thalia, que passavam por mudanças importantes em suas vidas. Através dessas histórias, a equipe pôde ver como a paixão por aquilo que se vive e faz é capaz de preencher e trazer felicidade pro dia-a-dia. E também aprendemos que os maiores desafios que enfrentam vão muito além daquele que estava na superfície, que no caso delas é a cegueira".

A Associação de Ballet e Artes para Cegos Fernanda Bianchini é a primeira escola de ballet para cegos do mundo. A escola, que apoia em sua maioria mulheres jovens de famílias de baixa renda e comunidades dentro e ao redor de São Paulo, foi fundada há vinte anos e, desde então, já́ apareceu na mídia no mundo todo. Nesse tempo, participaram de muitas apresentações importantes, entre elas, a cerimônia de encerramento das Paralimpíadas de Londres em 2012, fizeram uma performance de abertura para o Ballet Real da Dinamarca, e tiveram a oportunidade de dançar para a companhia Parsons de Dança, além de conquistar a admiração de ninguém menos que Mikhail Baryshnikov.

OLHANDO PARA AS ESTRELAS recebeu alguns prêmios, incluindo prêmio de melhor documentário da HBO/NALIP (Associação de Produtores Latinos), prêmio da diversidade no Bentonville Film Festival e participou de vários festivais internacionais, como o Dance on Camera, prestigiado festival de filmes de dança, organizado pelo Film Society of Lincoln Center. O longa foi exibido no Los Angeles Film Festival e na 40ª Mostra de Cinema de São Paulo.

O filme é dirigido por Alexandre Peralta, produzido por Alejandro Ernesto Martinez, Thais Peralta, Melissa Rebelo Kerezsi, Corina Maritescu, Mayra Ometto e Chao Thao, tem produção executiva da atriz Camilla Belle, Sabrina Chammas, Leandro Peralta, Andre Peralta, Adriana Rodrigues, Ariadne Mazzetti e Jean Paulo Lasmar, consultoria do documentarista ganhador de dois prêmios Oscar Mark Jonathan Harris, e música original de Alexis Marsh e Sam Jones da banda americana DYAN.


Sobre o diretor


Alexandre Peralta nasceu em Santos, em 1985. Mudou-se para São Paulo para estudar propaganda e marketing na ESPM. Após se formar, foi para Los Angeles fazer mestrado em cinema na University of Southern California, onde editou e dirigiu curtas metragens que participaram de festivais de cinema no mundo todo. Sua tese de mestrado foi um curta metragem ganhador de diversos prêmios, entre eles o Student Academy Award (prêmio dado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas) e o prêmio HBO/NALIP de melhor documentário. “Olhando para as Estrelas” é seu primeiro documentário longa metragem.


Sobre a Elo Company


A Elo Company é a principal empresa de conteúdo brasileiro de alcance global, produzindo e distribuindo diversos programas desde 2005.


Conhecida como “a sua ponte para o mercado brasileiro”, o catálogo da Elo Company inclui mais de 100 títulos, incluindo “O Menino e o Mundo”, que recebeu indicação ao Oscar na categoria Melhor Animação em 2016; “Espaço Além – Marina Abramovic e o Brasil” (primeiro Vimeo Original da América Latina); e grandes filmes locais como “SOS – Mulheres ao Mar 2”, com mais de 1,5 milhão de espectadores.


O lineup de 2017/2018 inclui documentários como “Novas Espécies” (coprodução com Arte) e “Cravos” (do mesmo diretor de “Espaço Além”) e os longas LGBT “David” e “Querida Mamãe. A Elo Company é pioneira digital com conteúdos disponíveis em mais de 20 plataformas ao redor do mundo (original e catálogo) e também lança filmes em cinemas brasileiros.


Ficha Técnica

OLHANDO PARA AS ESTRELAS

Direção e montagem: Alexandre Peralta

Estrelando: Geyza Pereira, Thalia Macedo, Fernanda Bianchini, Cesar Albuquerque e Sandra Macedo

Fotografia: Alejandro Ernesto Martinez e Guan Xi

Argumento: Alexandre Peralta e Larissa Sundfeld

Roteiro: Alexandre Peralta e Melissa Rebelo Kerezsi

Compositores da trilha original: Alexis & Sam

Produção: Alexandre Peralta, Alejandro Ernesto Martinez, Thais Peralta, Melissa Rebelo Kerezsi, Corina Maritescu, Mayra Ometto e Chao Thao

Produtores Executivos: Camilla Belle, Sabrina Chammas, Leandro Peralta, Andre Peralta, Adriana Rodrigues, Ariadne Mazzetti e Jean Paulo Lasmar

Gênero: documentário

País: Brasil

Ano: 2016

Distribuição: Elo Company

Material em Braile: http://bit.ly/2gavyW8




Siga as meninas
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Cinzento Ícone Google+
Posts Recentes
bottom of page