top of page

Mares Filmes apresenta ‘ROCK´N ROLL Por Trás da Fama’.

O mundo dos artistas não é tão diferente do mundo das demais pessoas, mas, isso as vezes pode não ser tão bom assim ou não ser o ideal! Guillaume Canet, 43 anos é realizado na vida e tem tudo para ser feliz...


Numa filmagem, uma linda atriz de 20 anos vai cortar seu entusiasmo ao dizer a ele que não é mais tão « Rock », que inclusive, nunca foi e, para acabar de vez com ele, que há muito tempo ele já não faz parte da “lista” dos atores mais desejados... Sua vida familiar com Marion, seu filho, sua casa de campo, seus cavalos, seus cabelos, dão a ele uma imagem cafona e, que não é mais exatamente sexy… Guillaume entende que é urgente mudar tudo e ele resolve ir longe, bem longe, sob o olhar estupefato e impotente de quem o cerca.

Esse é o enredo do filme ‘Rock N’Roll Por trás da Fama’ dirigido pelo autor, ator e roteirista Guillaume Canet que vai nos contar agora de onde surgiu a ideia para o filme e como foi fazê-lo.


GC: Há poucos anos atrás, eu já tinha em mente um projeto para um filme sobre celebridade e a imagem pública de pessoas famosas – um tipo de documentário sobre celebridades que mostrasse que a vida real era muito mais light do que a versão fantasiada pelas pessoas. Poderíamos seguir o cara, que sabia que estava sendo filmado e poderia ocasionalmente pedir para a equipe técnica desligar a câmera. Nós faríamos de conta, e o cara diria algo como “Não acredite em tudo que as pessoas te contam, não veja apenas o que você quer ver. Há milhares de coisas por trás disso, não necessariamente melhores, talvez até piores, mas definitivamente não é o que você pensa”. Eu já havia escrito algumas cenas quando o filme “I´m still here” de Casey Affleck estrelado por Joaquin Phoenix foi lançado. Era exatamente o que eu queria fazer, então abandonei a ideia.

O que fez você revisitar o tema, Guillaume ?


GC: Dois anos atrás, durante uma entrevista, um jornalista começou a falar sobre mim em termos que eu simplesmente não compreendia. “Essa é a imagem que você passa para as pessoas, ela insistia. O desejo de filmar sobre minha imagem retornou. Eu pensei num filme pequeno em que eu interpretasse eu mesmo, mostrando como não sou, e deixando as pessoas pensarem que era realmente eu. Chamei dois parceiros para esse ‘crime’, Phillippe Lefebvre, que foi co-roteirista de “My Idol” e “Tell no One” e Rodolphe Lauga, um cameraman que eu tinha trabalhado na maioria dos meus filmes e com quem me entendia muito bem. E nós trabalhamos.


Mas Guillaume, ROCK´N ROLL não parece muito com o projeto que você descreveu....


GC: Eu queria que fosse uma comédia com profundidade, que capturasse o excessivo, o absoluto padrão de idade que corre o mundo de hoje. Eu tive problemas, por exemplo, lidando com o fato que, especialmente nos Estados Unidos, mulheres com 60 ou 70 anos não têm uma ruga ou com homens colocando injeções de botox e fazendo constantes visitas aos salões porque eles não conseguem lidar com a idade. Isso levou a ideia de um filme sobre um cara que, atingiu os 40 e percebeu que está envelhecendo. Mas, nos olhos dele, ele não é mais “Rock´n Roll”. É sobre isso que eu quis falar e é mais interessante porque é um cara.

Nesse filme, você não poupou você mesmo, nem Marion Cotillard.


GC: Muitas vezes, Marion e eu temos uma imagem pública que não é realmente nossa. Ela tem uma imagem de uma doce mulher, que ela definitivamente é, mas as pessoas ficam surpresas de descobrir que ela vive a vida por inteiro, colocando os pés no chão quando ela quer, e pode ser uma grande bocuda. Eu, inclusive, não posso deixar de agradece-la por se preparar para rir de si mesma, porque esse projeto não existiria sem ela.

Longe de estar preocupado, eu tive um pequeno olhar para a imagem que as pessoas têm de mim. Por outro lado, eu fiquei preocupado em preservar minha vida privada. Ser famoso não significa revelar todos os aspectos sobre você. Você precisa ter habilidade para deixar algumas coisas fora do olhar público. Especialmente para um ator, preservar um pouco de mistério é crucial. Isso permite você resistir de ser categorizado. Com esse filme, eu quis dizer, “ Você quer me ver por dentro? Ok, eu vou mostrar para você, eu mostrarei tudo, minha mãe, eu na cama com a Marion, do mesmo modo que qualquer um. Eu quis filmar envolta da nossa imagem e fama – pretendendo abrir nossa porta, e se ouvimos coisas estúpidas sobre nós, por que não fazer isso? Muito naturalmente, isso supôs um documentário de nossas vidas revertido para ficção.

Como você escolheu um elenco de uma comédia parcialmente autobiográfica?


GC: O ponto de partida foi escolher pessoas que melhor me conhecem, pessoalmente e profissionalmente. Minha agente, Marion, meus amigos..... Até um assistente, que eu trabalhei por 8 anos e é um personagem real nesse filme. Apenas meu filho, não é meu filho verdadeiro. Óbvio, eu não quero tê-lo misturado a tudo isso.

Guillaume, você mencionou o interesse de fazer um filme pequeno. Você acha que “ROCK´N ROLL” se enquadrou nessa categoria ?


GC: Eu comecei dizendo a Alain Attal, você irá ver, apenas uma locação. Vamos ver o personagem em casa ou no set, é isso. Depois tivemos ideias de efeitos especiais, o final em Miami com os crocodilos e o filme passou para outra dimensão. Logo, o texto pediu isso.

“ROCK´N ROLL” é um filme muito audacioso. Alguém tentou convencê-lo a não fazer?


GC: Claro, mas também tiveram muitas pessoas animadas com a ideia. Por cerca de um ano, eu estive num período de dúvida, quando eu perdi todo o desejo de dirigir. Parei de trabalhar, comecei a andar a cavalo competindo e tive uma fase ótima. Esse ano ajudou a eu entender que, se eu não tivesse mais sorte suficiente para atuar e dirigir, isso me deixaria triste porque o trabalho me preenche, mas eu poderia continuar vivendo. Então, eu disse para mim mesmo: ‘fiz mais de 40 filmes como ator e 4, todos muito diferentes como diretor, se eu quero fazer outro filme que seja com total liberdade e despreocupação. Vamos correr riscos e fazer algo ainda mais diferente’. Isto foi o que eu fiz. E fazendo isso, eu redescobri o prazer que havia perdido.

SERVIÇO:

Título: Rock n’ Roll: Por Trás da Fama

Título Original: Rock n’ Roll

Gênero: Comédia

País: França

Ano: 2017

Formato: Cor

Duração: 123 minutos

FICHA TÉCNICA:

Direção: Guillaume Canet

Roteiro: Guillaume Canet, Rodolphe Lauga, Philippe Lefebvre

Produtor: Alain Attal

Co-Produtor: Guillaume Canet, Vivien Aslanian, Romain Le Grand

Produtor Associado: Jonathan Blumenthal

Maquiagem: Olivier Afonso

Maquiador Principal: Stéphanie Guillon

Assistente de Maquiagem: Magalie Dumas

Cabeleireiro: Sophie Asse

Figurinos: Carine Sarfati

Design de Produção: Philippe Chiffre

Música: Maxim Nucci

Cinematografia: Christophe Offenstein

Edição: Hervé de Luze

Distribuição: Mares Filmes

ELENCO

GUILLAUME CANET

MARION COTILLARD

PHILIPPE LEFEBVRE

GILLES LELLOUCHE

CAMILLE ROWE

KEV ADAMS

BEN FOSTER

MAXIM NUCCI

YAROL POUPAUD

YVAN ATTAL

ALAIN ATTAL

JOHNNY HALLYDAY

LAETICIA HALLYDAY

TIFENN MICHEL-BORGEY

FABRICE LAMY


Siga as meninas
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Cinzento Ícone Google+
Posts Recentes
bottom of page