Mondrian e o Movimento De STIJL no CCBB
Vamos iniciar com um pouco da história: De Stijl é um movimento de arte, que teve seu início na Holanda em 1917, na Primeira Guerra Mundial, em uma revista por Theo van Doesburg (pintor, decorador e arquiteto), Piet Mondrian (pintor) e Guerret Rietveld (arquiteto), esses artistas elaboravam um tipo de “arte total”, usando cores primárias para criar obras sem restrições, claras e limpas. Com influência Cubista + o Modernismo, os artistas imaginavam como seria o Moderno e a sua desconstrução e assim a criavam e se aventuravam em pinturas, arquiteturas e decoração, não durou mais que 14 anos o movimento em si.
A exposição
Com Curadoria: Pieter Tjabbes, Benno Tempel e Hans Janssen. No Centro Cultural Banco do Brasil, CCBB (próx. à estação São Bento).
A amostra
apresenta pinturas, desenhos de arquitetura, maquetes, mobiliário, documentários, publicações de época e fotografias de artistas do movimento da vanguarda moderna holandesa. A exposição mostra também o percurso de Mondrian da figuração à abstração, começando pelo subsolo percebe-se sua evolução.
A importância dessa exposição está mais que clara, a experiência de ter o contato com réplicas e quadros da época, e não só ter como sentir e presenciar uma aula de arte viva, não há linhas que suportem meus relatos.
Por isso: sempre que tiver a oportunidade de viver uma exposição dessas, vá e viva a arte!