40ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo - Cerimônia de Abertura
Acontecerá no dia 19 de outubro, às 20hs, a Cerimônia de Abertura da 40ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, no Auditório Ibirapuera, com apresentação da diretora da Mostra, Renata de Almeida e do apresentador Serginho Groisman.
Para abrir o evento foi escolhido o longa italiano BELOS SONHOS, de Marco Bellocchio.
A Mostra Internacional de Cinema em São Paulo contará com a presença de personalidades do meio cinematográfico, autoridades e patrocinadores.
Veja a lista de convidados internacionais :
Andreas Arnstedt - diretor do longa Perda de Memória.
Nasceu na Alemanha Oriental em 1969. É ator, escritor e diretor de cinema, teatro e televisão. Seu primeiro longa-metragem, Os Dispensáveis (2009), recebeu o Prêmio do Júri de Melhor Diretor e Melhor Ator na 33ª Mostra. Também dirigiu O Cuco e o Burro (2014, 38ª Mostra).
Bauddhayan Mukherji - diretora do longa O Violinista.
Nasceu na Índia em 1973. Dirigiu mais de 300 comerciais para a TV. Fundou, em 2007, a produtora Little Lamb Films, pela qual lançou seu primeiro filme, Teenkahon (2014). O Violinista é seu segundo longa-metragem.
Daniel Dreifuss - produtor do filme Nunca vas a estar solo.
Nasceu na Escócia e cresceu no Brasil. Mora em Los Angeles há dez anos. Começou sua carreira na Motion Picture Association of America e também trabalhou no departamento de estratégia mundial da Paramount Pictures. Foi um dos produtores de No (2012), de Pablo Larraín, filme de abertura da 36ª Mostra e o primeiro filme chileno a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Atualmente, desenvolve novos projetos em sua produtora, a Filmed Imagination. Foi membro do Júri da 37ª Mostra.
Edoardo Ballerini – ator do filme Entrelinhas, de Emilia Ferreira.
Emilia Ferreira - diretora de Entrelinhas.
Nasceu em Belo Horizonte. Estudou jornalismo e comunicação de massa no Brasil e nos Estados Unidos. Trabalhou como fotógrafa e diretora de arte para revistas e agências de comunicação, e também se envolveu na produção de júri para festivais de países como EUA e Colômbia. Entrelinhas é seu primeiro longa-metragem.
Florian Hoffman - diretor do filme Arlette. A coragem é um músculo.
Nasceu em Berlim, Alemanha, em 1987. Após o ensino médio, trabalhou em cooperação ao desenvolvimento na África Ocidental. Completou os estudos em antropologia social, sociologia e ciências políticas na Universidade de Basel. Desde 2011 estuda direção na Academia de Cinema e Televisão de Berlim. Arlette. A Coragem é um músculo é o seu primeiro longa-metragem.
Guillaume Benski - produtor do filme Entrelinhas, de Emilia Ferreira.
Harry Hamlin - ator do filme Entrelinhas, de Emilia Ferreira.
Helen Beltrame Linné - diretora do instituto Bergmancenter.
Nasceu em Ribeirão Preto, Brazil. Formada em direiro, trabalhou como advogada em São Paulo e Rio de Janeiro. Após estudar cinema na Universidade de Sorbonne na França, trabalhou no Festival do Rio e na produção de longas como Tropa de Elite, Ônibus 174, de José Padilha. Vive na Suécia desde novembro de 2014, onde dirige o Bergmancenter, e organiza da Semana Bergman na Ilha de Fårö.
Jens Wischnewski - diretor do longa O Que Restou da Minha Vida.
Nasceu em Hohenlohe, Alemanha, em 1981. Estudou na Academia de Cinema Baden-Württemberg e dirigiu os curtas Der Letzte Rest (2008), Livestream (2010) e Die Welt Danach (2012). O Que Restou da Minha Vida é seu primeiro longa-metragem.
Kevin Kilner - ator do filme Entrelinhas, de Emilia Ferreira.
Martín Mejía Rugeles - diretor do longa Nascimento.
Nasceu na Colômbia em 1976. Estudou cinema na Universidade Nacional da Colômbia, teoria do cinema na Universidade Concórdia, no Canadá, e fez mestrado em fotografia na Universidade de Gotemburgo, na Suécia. Dirigiu curtas-metragens como Od-El Camino (2003) e A Story of Johan (2007). Nascimento é seu primeiro longa.
Saba Kazemi - diretora do longa-metragem Maat.
Nasceu em Teerã, Irã, em 1978. Estudou direção cinematográfica e dirigiu curtas como The Road, Khat Fasele e Zartosht Gharbi. Maat é seu primeiro longa-metragem.
Suzy Davis - produtora do filme Entrelinhas, de Emilia Ferreira.
Também estarão presentes as atrizes Carol Abras, Djin Sganzerla, Sandra Corveloni, Fernanda Viacava, Marina Person; os diretores Cacá Diegues, Hilton Lacerda, Jeferson De, Laís Bodanzky, Lô Politi, Daniela Thomas, Chico Teixeira; o diretor presidente da Ancine, Manoel Rangel; os produtores Beto Amaral e Daniel Dreifuss e os diretores internacionais Andreas Arnstedt, Bauddhayan Mukherji, Emilia Ferreira, Florian Hoffman, Jens Wischnewski, Martín Mejía Rugeles, Saba Kazemi.
PATROCINADORES DA 40ª MOSTRA
Apresentam a 40ª MOSTRA o GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA CULTURA, PETROBRAS, GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO e PREFEITURA DE SÃO PAULO. O evento conta com o co-patrocínio do BNDES - BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL e do ITAÚ; apoio institucional do PROAC SP, SPCINE, SABESP; a parceria do SESC e da CPFL ENERGIA; a colaboração do AUDITÓRIO IBIRAPUERA – SECRETARIA DO VERDE E DO MEIO AMBIENTE, do INSTITUTO BACCARELLI e da IMPRENSA OFICIAL DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO; e a promoção da FOLHA DE S.PAULO, da GLOBO FILMES, da TV CULTURA, do TELECINE, do CANAL ARTE 1, da RÁDIO BANDEIRANTES e da RÁDIO BAND NEWS.