Evento promovido pela AETUR e Casa de Portugal reuniu mais de 120 empresários brasileiros em São Pau
Foto: Divulgação - José Marques, prefeito de Sabrosa; Paulo Machado, vice-presidente da Casa de Portugal; Alberto Tapada, diretor da AETUR
O evento "O Douro à Volta do Mundo” foi promovido pela AETUR (Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes) em parceria com Casa de Portugal na última quinta-fera (20) e nós, do Cadê as Meninas?, estivemos presente e entrevistamos o Presidente da Câmara de Sabrosa, José Marques; o Diretor da AETUR, Alberto Tapada e a Diretora da DriverTur, Celeste Marques. Em breve, as entrevistas estarão aqui no ‘Cadê as Meninas ?’
A Casa de Portugal recebeu mais de 120 empresários do turismo e da gastronomia, além da imprensa, incluindo o ‘Cadê as Meninas?’ O encontro com os empresários portugueses teve como objetivo divulgar a Região do Vale do Douro, uma das mais bonitas de Portugal.
Segundo a AETUR, o turismo na região cresceu nas férias de julho/agosto deste ano 33,1% em relação ao mesmo período do ano passado. O Brasil é o terceiro mercado emissor de turistas para a região Norte de Portugal. O Vale do Douro concentra, como poucas regiões no mundo, uma infinidade de oportunidades para o turista, como o Turismo Religioso, Cultural, Gastronômico, o Museu do Douro e muito mais.
O Alto Douro das Vinhateiro - A região do Douro localiza-se no interior norte de Portugal, compreendendo
19 municípios dispostos nas duas margens do rio Douro. É uma localidade cercada de história, com monumentais igrejas, aldeias históricas, castelos e muralhas, palácios e solares, boa comida e bons vinhos e reconhecido como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.
A região é portadora de uma longa história de produção de vinhos, iniciada com a ocupação romana e a presença da Ordem de Cister (mosteiros e conventos), onde eram servidos os afamados “vinhos de missa”. Vieram depois os “cheirantes” de Lamego (Vinho do Porto), os vinhos de exportação que se afirmaram na Idade Média e sustentaram a epopeia das descobertas. Esta longa e intrincada tradição vinícola veio a internacionalizar-se, nos finais do século 17 e início do século 18, com o tratado de Metwhen (acordo entre Portugal e Inglaterra), iniciando-se a partir daí a construção da identidade vinícola como conhecemos hoje.
Em dezembro de 2001, a Unesco classificou o Alto Douro Vinhateiro como Patrimônio da Humanidade, premiando a região vinícola demarcada mais antiga do mundo – a demarcação foi feita pelo Marques de Pombal em 1756.
A gastronomia é intensa e abundante no Douro. São pratos à base de cabrito, javalis, perdizes, peixes e doces que datam dos antigos conventos, como os peixinhos de Chila. Muito pão caseiro e bom azeite para acompanhar.
Sobre a AETUR - A AETUR possui 15 anos de existência e com uma vasta experiência em projetos centralizados na temática e na região no Vale do Douro. Possui 160 empresários associados. Entre os projetos desenvolvidos pela instituição estão: a Candidatura através das New 7 Wonders Foundation, conseguindo que o Douro figurasse nas 77 Maravilhas Mundiais, num leque de 500 candidaturas; o projeto de internacionalização do "Douro e Estrela in Tourism" – nos Estados Unidos, numa parceria com a National Geographic Society e que teve expressão pública em Newark, em New York e em Washington; o projeto – “Há um Rio que começa no Douro e Termina no Brasil”, com participação da Missão Douro e que aconteceu no ano passado no Rio de Janeiro.
Sobre a Casa de Portugal em SP - Fundada em 1935, a Casa de Portugal é uma instituição representativa da Comunidade Luso-Brasileira em São Paulo, cujo objetivo é estreitar os laços históricos, culturais, comerciais e econômicos existentes entre Brasil e Portugal. Tem entre seus principais valores a divulgação das tradições herdadas dos portugueses, além de prestar serviços de cunho assistencial e social à comunidade luso-brasileira de São Paulo.
CONFIRA OUTRAS ENTREVISTAS SOBRE A REGIÃO DO DOURO ! NÃO PERCA !