top of page

GuitarCoop apresenta o violonista ANDREY LEBEDEV

Ele tem 25 anos, é bonito, simpático, extremamente talentoso e mostra que ouvir e tocar música clássica faz um enorme bem para o coração e para a alma ! O jovem violonista russo já ganhou diversos prêmios e em sua primeira visita ao Brasil, Andrey Lebedev, se apresentou em São Paulo no dia 25 de outubro no Espaço Promon. O concerto fez parte da Série de Violão da Cultura Artística e o ‘Cadê as Meninas?’ esteve no concerto e gravou um trechinho da apresentação do Andrey que tem como professor e ídolos Fabio Zanon e Marcelo Kayath, dois renomados violonistas brasileiros que tocam nos melhores palcos do Brasil e do mundo.

Lebedev é um dos mais promissores violonistas clássicos da atualidade e para o recital aqui em SP, o músico selecionou peças de compositores renascentistas como do espanhol Mudarra e do inglês Dowland, com obras do japonês Toru Takemitsu. Outros dois autores contemporâneos foram escolhidos para o programa, o britânico Harrison Birtwistle com sua obra inspirada em um quadro de Pablo Picasso–Construction with Guitar Player, e o cubano Leo Brouwer com aquela que é considerada uma das suas melhores obras, Sonata No. 5 ‘Ars Combinatoria’. Lebedev é um violonista impecável e para cada obra ele tem o violão certo. Na apresentação que fez em SP, o jovem levou para o palco dois violões especiais que ele trata com todo carinho e cuidado.


A obra de Takemitsu, Muir Woods, foi especialmente encomendada para o seu recital em São Paulo pelo fundo de apoio a jovens músicos que leva o nome de um dos maiores violonistas clássicos do século XX, o britânico Julian Bream, com quem Andrey também já trabalhou.


Sobre Andrey Lebedev

Lebedev nasceu em Moscou, cresceu na Austrália e se aperfeiçoou em Londres, onde atualmente reside. Obteve seu bacharelado em música na Universidade Nacional da Austrália, sob orientação de Timothy Kain, em 2012, mesmo ano em que se tornou o único australiano a ganhar o primeiro prêmio na Competição Internacional de Violão da cidade de Adelaide (Austrália), o primeiro violonista clássico a receber o prêmio como ‘Jovem Músico do Ano’ da Australian National Fine Music. Foi também o único violonista clássico a obter uma bolsa de estudos na Sydney Eisteddfod, uma organização social australiana dedicada à música, à dança e às artes.


Depois de entrar na Royal Academy de Londres, em setembro de 2013, ganhou o primeiro prêmio e o prêmio especial Bach na 25ª Competição Internacional de Música da cidade de Gisborne, na Nova Zelândia, aberta a todos os instrumentistas. Em 2015, recebeu o mestrado em artes com distinção, além do David Russell Guitar Prize, da Academia Real de Música, em Londres. Em 2016,também foi um dos músicos de destaque do Festival Internacional de Música da cidade de Camberra, na Austrália.


Seu extenso repertório solo inclui muitas obras importantes do final do século XX, de compositores como Berio, Britten, Ginastera, Henze e Takemitsu, além das peças dos australianos Peter Sculthorpe e Brett Dean. Amante da música de câmara, Andrey toca regularmente com a mezzo-soprano Lotte Betts-Dean e as flautistas Brontë Hudnott e Alena Lugovkina. Recentemente, trabalhou com o violonista John Williams em um concerto na Academy, inteiramente de compositores australianos.


Entre os lugares em que já se apresentou estão o Michael Fowler Centre, na Nova Zelândia e diversas salas de concerto da Inglaterra como a St. John’s Smith Square, Wigmore Hall, Duke’s Hall e o Kings Place.Também já passou pelo Instituto de Música da Croácia, pela City Recital Hall, em Sydney, na Arts Centre, em Melbourne, no The Sage Gateshead,no Reino Unido e no World Expo, em Shanghai.


Sobre a GuitarCoop

GuitarCoop é uma plataforma online criada por um grupo de músicos que compartilham a visão de que é necessário ir além do modelo tradicional de negócios em música.

Tem como objetivo ser o eixo de convergência global para os apreciadores de violão, criando uma nova experiência musical por meio de gravações e vídeos na mais alta qualidade, em uma experiência multimídia que reflete as tecnologias e os hábitos de escuta do século 21.

O foco na qualidade e uma filosofia de parceria com os artistas permeiam tudo o que é feito. Os artistas gravam nas melhores salas, com os melhores equipamentos, desfrutam de liberdade artística e de participação nos resultados das vendas.


Sobre a Série de Violão 2016

Para encerrar a Série de Violão 2016, a Cultura Artística traz ao Brasil mais um grande nome do cenário musical internacional: o croata Zoran Dukic, que se apresenta em 16 de novembro. Neste ano, passaram pelo palco do Espaço Promon a dupla Cecília Siqueira e Fernando de Lima, o brasileiro Edson Lopes e a chinesa Liying Zhu, que fez sua estréia no Brasil.



Siga as meninas
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Cinzento Ícone Google+
Posts Recentes
bottom of page