top of page

#BoraBalzaquiar porque chegamos aos 30 !!

Mulher é um ser complicado,né? É isso que a gente ouve o tempo todo por aí e, se elas estiverem na faixa dos 30 fica pior ainda ! Se isso é verdade ou não, não importa, o fato é que as mulheres são cheias de charme, inteligentes,sensíveis,determinadas, inseguras, lindas e maravilhosas também no auge dos 30 anos. Com conflitos psicológicos, financeiros, emocionais as mulheres tendem a se superar sempre e é isso que mostra o espetáculo #BoraBalzaquiar que está na resta final da temporada no Teatro Santo Agostinho, SP, mas já se prepara para sair em turnê.

No palco, as histórias de Júlia, Joana e Janaína, personagens que estão enfrentando dilemas e dificuldades inerentes a esta fase da vida. A peça conta com uso de recursos multimídia, tem direção de Paulo Goulart Filho, e o texto é assinado por Nina Ximenes. Entre um dilema e outro, ou melhor, um espetáculo e outro as atrizes, o diretor e a autora responderam umas perguntinhas para o ‘Cadê as Meninas?’ ‘Bora conferir as respostas ?


MARIANA MORAES, na peça você é Júlia, uma arquiteta bem sucedida focada no trabalho e na adequação social. A Julia é linda,mas, está sempre envolvida em dietas mirabolantes e de repente se vê vivendo um conflito.... Você acha que existe uma classe social específica onde a crise dos 30 anos seja mais acentuada ou a crise é inerente a classe social da mulher?


Independente da classe social ou escolhas particulares, a mulher nessa faixa etária tende a se questionar sobre os objetivos que atingiu e o que ainda falta... Como se uma contagem regressiva interna a pressionasse, já que ela se sente jovem e velha ao mesmo tempo, é um período de auto-analise e muitas projeções...


NINA XIMENES, você já está com um pouco mais de 30 anos e aceitou o desafio da Bruna Ximenes (sua filha) e da Mariana Moraes, que são balzaquianas, e te pediram para escrever uma peça falando sobre os dilemas vividos por mulheres nessa faixa etária. Então, pra você qual é o maior conflito das mulheres nesse período da vida?


Bem, eu aceitei o desafio e me diverti muito escrevendo essa peça. De um modo geral, as mulheres são muito cobradas, e acumulam muitas funções em seu dia a dia. E nessa fase dos trinta, ainda têm que administrar cobranças adicionais, pois todos querem saber quando vão se casar, quando terão filhos, se já estão estáveis profissionalmente etc. É uma fase de adaptação da vida mais "relax" de uma jovem para uma cheia de responsabilidades de uma adulta. Não é fácil!


BRUNA XIMENES, na peça Joana é uma dançarina, uma artista de alma livre, que traz o desejo de ser mãe. Você acha que na vida real a maternidade é algo que 'incomoda,preocupa' as mulheres balzacas?


Acredito que a maternidade é algo que preocupa sim uma mulher com 30 ou mais. Temos isso entranhado nos nossos pensamentos, seja pela sociedade ou pelo instinto. E sabendo que temos um prazo para conseguirmos engravidar, isso fica mais latente com o passar dos anos. O medo do arrependimento caso a escolha seja não ter... Enfim, é algo que temos um tempo para decidir e isso assusta, com certeza.


VANESSA GOULARTT, você acha que em pleno 2016 ainda existam mulheres que deixam seus sonhos de lado em prol do outro ?


Acho que ainda acontece sim, claro que as mulheres se libertaram de muitas coisas mas ainda existem mulheres que deixam de realizar suas vontades em função de um relacionamento.


Vocês tem tido algum feedback da mulherada em relação ao tema ?


Os feedbacks são surpreendentes e constantes... Muitas pessoas costumam nos esperar depois do espetáculo, as mulheres nos relatam com qual personagem ou situação se identificaram... É muito comum dizerem "É exatamente dessa forma que eu me sinto", "O espetáculo consegue equilibrar na medida certa momentos cômicos e reflexivos" ou "Ainda bem que você falou daquele jeito"... Acredito que nós conseguimos contatar a essência múltipla dessa balzaquiana contemporânea, explica Mariana Moraes.


#BoraBalzaquiar traz para o palco um texto ágil que dialoga com os roteiros televisivos. A montagem é alinhavada por vídeos que revelam momentos complementares aos episódios apresentados no palco. A estética do espetáculo funde os vídeos, que conduzem os espectadores, às cenas apresentadas ao vivo, como um guia que estabelece as passagens de tempo das personagens. “Estou gostando de experimentar a fusão da arte ao vivo com a gravada. Esse é um dos elementos que mais me instiga no espetáculo”, conclui o diretor Paulo Goulart Filho que confessa que convive com as mulheres sem a pretensão de compreendê-las, apenas, absorve seus ensinamentos,sua sensibilidade e sua força, afinal de conta, ele ama as mulheres em todas as suas fases !!!



Ficha Técnica

Direção: Paulo Goulart Filho

Texto: Nina Ximenes

Assistente de Direção: Mariana Moraes

Produção: Bruna Ximenes e Mariana Moraes

Direção musical e trilha sonora: Silvia Goes

Produção musical: Wagner Amorosino

Gravação: Estúdio Azulão, por Roberto Gava

Músicos: Silvia Goes, Alex Braga, Wagner Amorosino e Roberto Gava

Direção de Vídeo: Eduardo Gonzalez

Cinegrafistas: Eduardo Gonzalez e Samuel Santos

Edição e videografismo: Kleber Parra

Cenografia: Antônio Rodrigues

Concepção de Figurinos: Lara Gois

Iluminação: Raphael Felipe

Coreografias: Sil Américo

Assistente de Produção: Amanda Lima

Fotos: Martha Pacce

Elenco dos Vídeos: Amanda Lima, Andreia Araújo, Eduardo Massari, Gustavo Varoli, Ivan

Vetorazzo, João Cláudio Valfogo, José Luís Morais, Kátia Gomes, Luciano Strieder, Márcio

Santiago, Marley Carvalho, Patrícia Junqueira, Raquel Ximenes, Samuel Santos, Tainan Miguel,

Victor Nievas, Valeria Gomes, Valeria Moraes, Wellington Firmino, Wilma Morais.

Operação de Vídeo e Som: Amanda Lima

Operação de Luz: Raphael Felipe, Gabrielle Turquetti ou Tainan Miguel

Contrarregragem: Gustavo Varoli e Vagner Miranda

Camareira: Val Gomes

Social Mídia: Geranium Content

Realização: Laboratório de Artes Teatro e Vídeo

WWW.balzaquiando.com


SERVIÇO:

Teatro Santo Agostinho - Rua Apeninos, 118 (próx. estação Vergueiro do Metrô)- SP

Infs; (11) 3209-4858 (de quarta a domingo das 15 às 20 horas)/WWW.teatrosantoagostinho.com.br

TEMPORADA: ATÉ 29 DE OUTUBRO (Sábado às 20h30)

PREÇOS: R$ 50,00 / R$ 25,00 / ingressorapido.com















Siga as meninas
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Cinzento Ícone Google+
Posts Recentes
bottom of page