Sabrosa está em festa !
Hoje, 06 de novembro, o município completa 180 anos e para celebrar a data teve missa de agradecimento na Igreja da Matriz, bolo de aniversário, além das solenidades e outras atividades comemorativas. Também foi aberta a Exposição “Ponto de Singularidade” de Gracinda Marques.
Sabrosa é uma vila portuguesa do Distrito de Vila Real, da Região Norte, da sub-região do Douro e da antiga província de Trás-os-Montes e Alto Douro com cerca de 156,92 km² de área e aproximadamente 10 mil habitantes, subdividido em 12 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Vila Pouca de Aguiar, a leste por Alijó, a sueste por São João da Pesqueira, a sul por Tabuaço e Armamar e a oeste pelo Peso da Régua e por Vila Real. Foi criado em 1836 por desmembramento de Vila Real.
O Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, Dr. José Manuel Marques, que está em seu terceiro mandato, esteve recentemente na National Aeronautics and Space Administration – NASA - em Washington, nos Estados Unidos em reunião com o cientista chefe de direção de ciências e exploração, James Garvin, do mais alto cargo da estrutura científica da Agência Espacial Americana apresentando o projeto da Rede Mundial das Cidades Magalhânicas, Fernão de Magalhães é para esta comunidade científica um dos ícones de conhecimento e inspirador dos vários projetos espaciais, designadamente relacionados com Marte.
Durante o encontro, a NASA mostrou interesse na colaboração técnica e cientifica com a rede das cidades magalhânicas e a projeção futura de formas de envolvimento da agência espacial nas celebrações do Quinto Centenário da Viagem de Circum-Navegação. Ao mesmo tempo, foi ventilada por parte dos americanos a possibilidade de associar as comemorações dos 500 anos da viagem de Magalhães aos 50 anos da chegada do homem à Lua. Na ocasião, Dr. José Marques ofertou a James Garvin uma garrafa de vinho do Porto -10 anos “Fernão Magalhães“ da Adega Cooperativa de Sabrosa.
Por ser berço de Fernão de Magalhães, Sabrosa tem também desenvolvido relações privilegiadas com as Filipinas, Chile, Argentina, Brasil, o que tem permitido projetar mundialmente o Douro e Portugal. Recentemente, Dr. José Marques e uma comitiva estiveram no Brasil, mas precisamente em São Paulo, divulgando Sabrosa e toda a região do Douro.
Sabrosa também tem fortes ligações à Europa e principalmente a França e Espanha, com as quais mantém as geminações com as vilas de Cadaujac, terra de vinhedos, e Guetaria, local de nascimento de Juan Sebastián Elcano, companheiro do navegador português Fernão de Magalhães.
Em Sabrosa encontramos ainda alguns artesãos dedicados que trabalham nas áreas das rendas, tanoaria, cestaria, marcenaria, tamancaria e queijaria. É possível apreciar a boa gastronomia de onde se salientam o Cabrito assado com arroz de forno, o cozido à portuguesa, a bola de carne, os enchidos tradicionais, o pão-de-ló, as cavacas altas e as cavaquinhas e os afamados vinhos do Douro e vinhos do Porto.
Para os turistas que forem conhecer Sabrosa e região poderão passear no Parque BB King, no Pólo Arqueológico da Garganta, no Museu do Douro, visitar os moinhos, pisar as uvas, fazer pão, saborear os melhores azeites, conhecer as igrejas histórias, navegar no Rio Douro, ou seja, desbravar Sabrosa e arredores com muita calma e muito sabor.
Parabéns SABROSA por seus 180 anos!