"Sem Berta Loran nem sei o que seria hoje!"
Berta Loran é aquela atriz comediante, de um coração enorme e um talento maior ainda. É aquela pessoa que você tem vontade de conhecer e conviver com ela. Feliz de quem pode e o João Luiz Azevedo têm esse privilégio há décadas. Agora, ele acaba de presentear a Berta e todos nós que amamos essa mulher extraordinária! No auge dos seus 90 anos, Berta acaba de ganhar um presente especial do amigo, jornalista, produtor cultural e empresário João Luiz Azevedo, o livro biográfico ‘BERTA LORAN: 90 ANOS DE HUMOR’.
O livro traz 122 depoimentos de artistas, fãs e jornalistas, prefácio de Claudio Botelho e apresentação de Bibi Ferreira; 216 páginas, capa colorida, 200 fotos e foi lançado no teatro Oi Casa Grande, Leblon, RJ, no dia 23 de março de 2016 quando Berta completou 90 anos de idade.
Para escrever a biografia, João escolheu fazer uma grande entrevista com essa atriz contando, de forma coloquial, um pouco da vida, da carreira e do cotidiano dela, desde a infância pobre no gueto de Varsóvia passando pela vinda para o Rio de Janeiro com seus pais, irmãos e tios, seus dois casamentos, seus colegas de profissão, religião, política, teatro, TV, música, cinema até chegar aos casos pitorescos vividos em família e em cena, enfim, de tudo um pouco.
E o ‘Cadê as Meninas?’ foi conversar com o João Luiz Azevedo para saber um pouco mais da vida dele, da trajetória dele e da façanha de fazer essa linda e justa homenagem, em vida, a essa grande atriz chamada Berta Loran. ‘Bora conferir a entrevista?
João há quantos anos você conhece a Berta Loran?
Conheço a Berta Loran há exatamente 23 anos. Foi em 1993 que a conheci e começamos a trabalhar juntos. Apresentei seu show DIVIRTA-SE COM BERTA LORAN em vários teatros do RJ e em varias cidades do nosso país.
Como foi o encontro de vocês dois?
Ela apresentava seu show DIVIRTA-SE COM BERTA LORAN em um restaurante em Ipanema, o La Place e gostaria de apresentá-lo em outros locais. Quando me conheceu, logo me convidou para empresaria-la e produzir seu show em outros teatros e outras cidades. Disse a ela que não sabia como começar o trabalho, ela disse que, caso eu aceitasse o convite, ela me ensinaria e assim fizemos, eu aceitei o convite e ela me ensinou... Foi um grande sucesso. Todos os lugares que apresentamos seu show solo foi sucesso! Graças sempre ao brilho da atriz, que naquele ano, já comemorava 52 anos de carreira. Depois disso, trabalhei também com os grandes humoristas Costinha e Dercy Gonçalves, mas aí já são outras histórias...
O que te levou a escrever a biografia ‘BERTA LORAN - 90 ANOS DE HUMOR’?
Ano passado (2015), logo depois do Carnaval, em um jantar com a Berta, ela estava bem triste pela perda das duas ultimas irmãs em pouco tempo e aí conversando, percebi que nesse ano de 2016 ela completaria 90 anos e seria oportuno comemorarmos. Ali mesmo na mesa do restaurante começamos a traçar planos; escrever sua biografia, convidando seus colegas de profissão para darem depoimentos, pensamos inicialmente em 35 a 40 colegas e familiares mais próximos. Ao final do jantar já tínhamos a data do lançamento do livro, dia 23/03/2016, data de seu aniversario, local - possivelmente o Oi Casa Grande, onde ela é amiga de um dos sócios fundadores e eu gerencio há oito anos - e o livro biográfico com o depoimento dessas 35 a 40 pessoas e algumas fotos pessoais, minhas e delas.
O projeto cresceu, chegamos a 116 depoimentos, de Jô Soares a Renato Aragão, de Heloisa Perissê a Murilo Benicio,... + exposição de fotos + vídeo homenagem com depoimentos de 45 artistas entre eles Claudia Raia, Fernanda Torres, Boni entre muitos outros, além de um show com Rogéria, Bemvindo Sequeira, Jane Di Castro, Adren Alves entre outros. Foi uma noite linda, com quase 300 pessoas na porta do teatro Oi Casa Grande tentando entrar, sem mais lugar para locar tanta gente. Todos os 926 lugares do grande teatro foram ocupados, apesar da chuva. Adivinhe quem foi a primeira a chegar ao teatro, no dia do lançamento do livro para um abraço especial na Berta? Nada mais, nada menos que a maravilhosa Fernanda Montenegro! Posso pedir mais? Não posso.
Foi destaque na grande mídia; foi homenageada nos programas Fantástico, Vídeo Show, Encontro com a Fátima Bernardes, Sem Censura com a Leda Nagle, Arquivo N especial sobre sua vida... enfim, recebeu todas as honras e homenagens em vida, como deve ser!
Qual foi a maior dificuldade que você encontrou para fazer essa biografia?
Para escrever a biografia foi fácil, entre todos que procuramos para os depoimentos, apenas dois atores se negaram, todos os outros se dispuseram para tal. A dificuldade foi encontrar uma editora que bancasse o projeto. Como não encontrei, eu mesmo banquei a tiragem inicial e agora vendo via internet para os interessados.
Ficou alguma coisa de fora, algo que você ia colocar e depois desistiu? Se sim, o quê?
Ficaram poucas coisas de fora, talvez um ou outro nome que ela tenha citado, mas achamos melhor que ela não "entregasse" publicamente, uma ou outra pessoa em situações embaraçosas. O livro na verdade é uma homenagem a ela, Berta Loran, e não uma lavagem de roupa suja. Assim ficou uma linda homenagem a essa atriz veterana maravilhosa.
Quanto tempo você levou escrevendo a biografia da Berta?
Exatamente um ano, iniciei na 6af após o Carnaval de 2015 e entreguei à gráfica na 6af após o Carnaval de 2016. As datas não são exatas, mas coincidem entre si.
Jornalista sempre acha q o texto ainda não está pronto que pode mudar aqui e ali. Depois do livro pronto você achou que podia mudar aqui ou ali?
Não. Antes de enviar para a gráfica, mostrei o texto final a algumas pessoas de minha confiança que foram determinantes, sugeriram alguns poucos cortes e acréscimos e foram unanimes em afirmar que estava bacana... Quem leu faz questão de elogiar o trabalho, que não é uma biografia como as que estão acostumados a lerem por aí. Nosso livro na verdade é uma grande entrevista, recheada de depoimentos de grandes atores, jornalistas, amigos e familiares da Berta Loran.
Nosso trabalho foi o meu MUITO OBRIGADO por todo ensinamento que ela, Berta Loran, me proporcionou no inicio da minha carreira enquanto produtor e empresário teatral. Sem ela, não seria nada disso... e nem sei o que seria hoje.
Essa foi a primeira biografia que você escreveu? Pretende escrever outras? Se sim, de quem?
Foi o meu primeiro e único livro. Pretendo escrever outras biografias, muitas outras. Já tive alguns convites, mas nada confirmado ainda, Talvez escreva a biografia do musico e amigo João Roberto Kelly, em 2017, comemorando seus 80 anos.
Como tem sido fazer a divulgação do livro com a Berta?
Muito difícil, como não tive patrocínio, não pude bancar uma assessoria de imprensa especializada e por isso, ainda não tivemos uma critica a altura do livro, mas quem lê, gosta e comenta. Em uma rápida conversa com a Sra. Fernanda Montenegro, logo depois do lançamento do livro, ela afirmou ter gostado bastante do livro... ela sabe o que diz, não?!...
Onde as pessoas podem comprar a biografia 'BERTA LORAN - 90 ANOS DE HUMOR’?
Como foi uma produção independente, não estamos nas lojas, que na verdade é uma grande máfia. Quem se interessar pelo livro pode entrar em contato comigo pelo meu email AZEVEDOJLAA@GMAIL.COM. O preço do livro é R$ 50,00 e eu envio para todo país pelos correios.
Pra fechar, o que você diria sobre a Berta Loran, João?
Tudo que tenho a dizer sobre ela está no livro, mas o principal é MUITO OBRIGADO POR TUDO!!!! Ela sabe o quanto sou grato a ela por todos esses anos de ensinamento.
Para escrever o livro “BERTA LORAN: 90 Anos de Humor” e fazer as exposições, João Luiz Azevedo, contou com uma equipe dedicada que ele faz questão de nominar:
Angela Zaremba, fotógrafa;
Dan Strougo, curador e produtor de arte da exposição no Oi Casa Grande/RJ;
Teca Nicolau, curadora da exposição que ocupou a Sala Carlos Couto / Teatro Municipal de Niterói do dia 29/03 a 29/05;
Pedro Cadore, Roteirista e Diretor do filme em homenagem a atriz.
Inúmeros artistas deram seus depoimentos sobre Berta e eu destaquei dois só pra deixar vocês com água na boca !
“Berta Loran, linda, maravilhosa, parabéns pelos seus 90 anos, o que eu sei de comedia eu aprendi com você. Quando comecei no “Viva o Gordo”, você era uma das atrizes principais do programa, era uma comediante espetacular, eu achava tanta graça em você que assistia tudo que você fazia. Eu queria aprender com você.” (CLAUDIA RAIA)
“Berta faz parte da nossa vida, faz parte do nosso riso, faz parte da nossa profissão. É tão bonita a sua força. Eu a conheço há muitos anos e ela sempre foi uma mulher muito estruturada, muito elegante, muito cuidada. Vamos aplaudi-la, abraçá-la e beijá-la! (FERNANDA MONTENEGRO)
Bem, confesso que eu estou louca pra ler o livro e sei que esse será meu presente de natal para muitas pessoas, inclusive, minha mãe que é uma fã declarada dessa pequena grande atriz!
Então, eu se fosse você mandava logo um email para o João (azevedojlaa@gmail.com ) para garantir o seu exemplar do livro “BERTA LORAN: 90 Anos de Humor”
PARABÉNS, JOÃO LUIZ AZEVEDO por essa justa e bela homenagem que você fez a queridíssima BERTA LORAN !!!
PARABÉNS BERTA LORAN por você ser essa pessoa tão especial, guerreira,vencedora!!
FOTOS : ANGELA ZAREMBA