'A música é a minha vida', Ulisses Montoni.
Fiquei pensando como ia apresentar o querido tenor Ulisses Montoni e resolvi usar um texto dele mesmo que diz assim:
“Apenas duas cordas.
Um piano, pra fazer música, tem quase 100 cordas. Um violão tem 6. Violinos, violas, cellos e baixos, 4 cordas cada.
Mas nós, pobres cantores, temos só duas, que, segundo os especialistas, nem "cordas" são. Apenas músculos...
Esse único par de músculos, tão sensíveis, consegue criar uma coisa maravilhosa chamada CANTO.
Estudos dizem que a voz humana não foi feita pra cantar, aliás, nem sequer pra falar! Parece que isso veio depois que a turma lá das cavernas percebeu que podia fazer algo a mais do que berrar e gritar pra alertar os perigos.
Estudos dizem que a classificação vocal de TENOR não é natural para a voz masculina. É uma voz "fabricada" ou "treinada", se preferirem.
“Resumindo: Nós, tenores, somos um absurdo milagre da natureza.”
Assim é ULISSES MONTONI, o absurdo milagre da natureza; o tenor desafiador da natureza a quem eu tive o prazer de entrevistar!
ULISSES MONTANI lançará seu primeiro cd solo (ele já lançou três outros CDs, mas, esse é o primeiro solo) no dia 25 de novembro em São Paulo. Com vocês, Ulisses Montoni!
Ulisses, você começou a cantar com quantos anos? Alguém da sua família é da área musical?
Comecei aos 17 anos, no Coral da USP. Ninguém da minha família fez nada relacionado à música ou qualquer outro tipo de arte, nem sequer como amadores, fui o primeiro mesmo.
Quando você percebeu que seria um cantor lírico, ou seja, que você não ia cantar música popular?
Foi quando eu comecei a me interessar por música, especialmente o canto. E o canto que me atraía, curiosamente, era o lírico, nunca foi o popular. Então, quando decidi que seria cantor, já estava claro que seria lírico e não de outro gênero.
Ulisses, quantas horas por dia você ensaia?
Depende muito dos meus compromissos de trabalho. Se for uma ópera, necessita de várias horas, se for um concerto, depende do repertório, e assim vai, mas, não tenho uma rotina fixa de horas de estudo por dia.
Quais os instrumentos que você toca?
Apenas piano, mas muito pouco, só o suficiente pra eu estudar as partituras que tenho que cantar. Amo instrumentos musicais, mas o meu negócio é a voz mesmo.
O que é a música pra você, Ulisses?
É o meu meio de vida, minha profissão. Não faço música por hobby nem para relaxar. E levo a música muito a sério, pois é uma profissão muito difícil, porém, maravilhosa.
O que o canto lírico já proporcionou pra você?
O canto lírico me proporcionou praticamente tudo que um dia eu sonhei ter e fazer em minha vida: ser reconhecido, aplaudido, remunerado, dar entrevistas, viajar, gravar discos e vídeos, conhecer alguns de meus ídolos, enfim... Acho que 90% dos meus sonhos foram realizados, e tudo isso graças a ter me tornado cantor profissional.
Você está lançando o CD “Solo Per Te”. Qual é o repertório desse CD?
Canções italianas, a maioria do compositor Francesco Paolo Tosti, que era especialista em escrever canções, principalmente, para a voz de tenor. Nesse ano de 2016 completa-se 100 anos do falecimento de Tosti. Além disso, há também uma música de minha própria autoria, também em italiano: L’amore in te.
É seu primeiro CD solo, Ulisses ? Quanto tempo demorou para ficar pronto? Foi gravado aqui no Brasil?
Esse é o quarto CD que gravo. Já fiz três, juntamente com minha esposa, a soprano Marly Montoni, mas esse é meu primeiro CD sozinho, embora ela também faça uma participação especial nesse. As gravações começaram em agosto, mas a produção começou por volta de maio, junho. Foi gravado aqui em São Paulo mesmo.
É difícil viver de música clássica no Brasil?
Sim, é difícil, principalmente se o músico clássico não sair da forma e do modelo que nos é imposto e ensinado, de acordo com um padrão europeu. Não que esse padrão seja negativo, pelo contrário, mas não funciona bem aqui. Não estamos na Europa. Lá, a música é parte da cultura, da vida e da educação das pessoas, aqui não, acaba infelizmente virando artigo de elite e de luxo.
Só comecei a ganhar dignamente quando me aproximei da mídia, levando a música clássica de um modo mais “leve”, mais acessível, menos formal. E procurando atingir um público cada vez maior e menos conhecedor de música erudita.
Você já se apresentou em outros países?
Já recebi convites, mas ainda não.
Ulisses, na música, quem é sua inspiração?
Tenho várias inspirações, e de gêneros bem diversos. Creio que os principais são os tenores Luciano Pavarotti, Plácido Domingo, e mais recentemente, Andrea Bocelli, justamente por levarem a música clássica a um grande público, que é o meu grande objetivo. Também me inspirei muito em bandas como Queen, Scorpions, A-HA, Air Supply, Legião Urbana e U2.
Dia 25 você fará um show.Quem estará nesse show? Como será? A entrada é gratuita, é? Quando será seu próximo show?
Sim, dia 25 será o lançamento do meu CD. Nesse dia estarei com a pianista Luciana Simões, que realizou a gravação desse projeto junto comigo, e também teremos a participação especial de minha esposa Marly Montoni, soprano, do meu amigo Fernando Ribeiro, barítono, e do meu outro amigo, produtor e também tenor, Diogo Lipoam.
A entrada é gratuita. O CD custará R$ 20,00 e meu próximo show deve ser em Peruíbe, mas estou no aguardo da confirmação.
Ulisses, como faz para comprar o CD Solo Per Te?
O CD estará à venda a partir do dia 25 de novembro, no concerto de lançamento, e após esse dia, quem quiser comprar, é só me contatar e eu envio pelo correio.
E estará também à venda em todos os concertos que eu realizar daqui pra frente.
E para contratar você, o seu show?
É só entrar em contato comigo pelo meu perfil no Facebook (Ulisses Montoni), pela minha página (Cantores Líricos Montoni), ou pelo meu email: cantoresmontoni@gmail.com
Ulisses, estamos no final do ano, que mensagem você deixa para as pessoas que nos lêem agora?
Espero que as pessoas acreditem mais em si mesmas, e também acreditem no outro, no próximo, pois desconfiamos demais dos outros, e isso gera conflitos. Estamos vivendo uma era de completo pessimismo quanto ao futuro e isso nos distancia cada vez mais um do outro, sendo que em tempos de crise, essa atitude só piora as coisas.
Acredito que a arte, especialmente a música, tem esse poder de unir as pessoas, independente de idade, classe social ou posição política.Se eu puder contribuir com a minha arte pra um mundo melhor, já terei atingido minha missão e meu objetivo.
É, com certeza, o mundo ganhou um tenor determinado, dedicado, sensível, com uma voz firme, uma pessoa apegada a sua terra, um tanto ciumento, enfim, um taurino típico, mas, um profissional maravilhoso que nos brinda com sua voz impecável! Aplausos!
SERVIÇO:
LANÇAMENTO DO CD ‘SOLO PER TE’
Tenor ULISSES MONTONI Data: 25 de novembro de 2016, às 20hs
Local: Ordem dos Músicos do Brasil - Av. Ipiranga, 318/6º - Centro, SP.
Entrada GRATUITA
CD: R$ 20,00
www.lyricanostra.com.br
COM TE PARTIRÓ
https://youtu.be/2KcxNrF0_S0
MALIA
https://youtu.be/_sg3MyacxmE