'PITUCA QUER DORMIR'....
Quem me conhece sabe que eu não sou mãe, mas, sou tia e confesso que nunca fui adepta ao uso da chupeta... E o mais legal é que tem muitas pessoas que pensam como eu e uma dessas pessoas é Cássia Luna, professora, assistente social, pedagoga e mestre em psicopedagogia e autoria do livro ‘Pituca Quer Dormir’, da Editora Autografia, que será lançado no próximo dia 2 no Café&Pauta Bistrô, RJ.
Cássia Luna nasceu no Rio de Janeiro, é mãe e atualmente trabalha na área da educação para a Prefeitura do Rio de Janeiro. A autora foi diretora escolar e coordenadora pedagógica em várias instituições durante muitos anos. Com uma forte sensibilidade para a criança e a educação infantil Cassia lança seu primeiro livro da série Leiturinha para os pequeninos, mas, antes mesmo do lançamento a autora respondeu algumas perguntinhas pro Cadê as Meninas?
Cássia, como é a história Pituca Quer Dormir?
Bem, ‘Pituca Quer Dormir’ conta a história de uma chupeta que vivia com muito sono, pois sua dona (Angélica) não a tirava da boca por um minuto. De tanto chacoalhar na boca da menina, Pituca andava enjoada.
Chacoalha daqui, chacoalha dali, chacoalha de lá. A coitada da chupeta não sabia até quando ia agüentar. Pituca queria poder descansar um pouco. Certo dia teve uma grande idéia para se livrar da boca da menina. Quer saber como? ‘Embarque’ no livro e descubra o que Pituca fez.
Por que lançar um livro que tem uma chupeta como personagem principal da história, Cássia?
Então, existem boas razões para abandonar o hábito. Uma delas é, se a criança tem tendências a infecções no ouvido, por exemplo, largar a chupeta pode ser uma boa idéia. A chupeta também não ajuda crianças que parecem estar desenvolvendo problemas de fala. Segundo estudos, o ato de sugar ou chupar chupeta mantém a boca da criança em uma posição pouco natural, dificultando o desenvolvimento dos músculos da língua e dos lábios. Então, usando o lúdico na história a criança pode querer abandonar o hábito.
Muitas crianças se acalmam usando a chupeta. Então você acha que alguns pais preferem dar a chupeta aos seus filhos só pra eles ficarem quietos?
Sim... é verdade. Às vezes a chupeta também ajuda a acriança a aliviar o estresse ou se adaptar a situações novas e desafiadoras, como começar a ir à creche, por exemplo, mas até para isso falar da Pituca vai ser engraçado para a criança ouvir... sobretudo a interatividade e elo de mãe e filho na leitura será sempre um lindo momento a ser compartilhado. Acredito também que esta é a forma mais saudável e gostosa de reunir a família em um completo momento de carinho e dedicação. Além de divertido, o exercício da leitura soma muito no desenvolvimento cognitivo das crianças.
E onde será a noite de autógrafos, Cássia?
O livro será lançado no próximo dia 2 de dezembro, às 19h, no Café&Pauta Bistrô Segundo piso do Boulevard Rio Shopping) e eu ficarei muito feliz em receber as 'Meninas’ e todos os seus leitores na minha noite de autógrafos. Até lá!