Glória Ferreira – Fotografias de uma amadora
O natal está chegando e eu acho que livro é sempre um bom presente e se for da Glória Ferreira, então, melhor ainda!
A renomada fotógrafa acaba de lançar o livro “Glória Ferreira – Fotografias de uma amadora” (coedição NAU Editora e Linha Projetos Culturais) com fotos feitas por ela que é considerada uma das mais conceituadas críticas, professoras e curadoras de arte da atualidade – ao longo de seus mais de 40 anos de trajetória como fotógrafa.
Com 236 páginas, o livro reúne, pela primeira vez, fotografias produzidas por Glória Ferreira desde os anos 1970 até 2006. “Suas fotos não precisam de assinatura e são quase que imediatamente reconhecidas. Sua inspiração vem do detalhe revelador que muitos enxergam mas não vêem”, ressalta o jornalista Ernesto Soto no texto de apresentação do livro. A publicação tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, através do edital Viva a Arte!
O livro tem capa dura, é bilíngüe (português/ inglês), destaca dez séries fotográficas da artista. Com o objetivo de promover o amplo acesso ao livro, da edição de mil exemplares, 70% serão distribuídos gratuitamente para centros de ensino de arte, espaços culturais e bibliotecas na cidade do Rio de Janeiro e adjacências. Os demais irão para as livrarias.
Para cada série, a autora deu um título específico:
“Para Tocha”, 2003, Glória Ferreira registrou pessoas fotografando pontos turísticos de Paris.
Em “Cicatrizes”, 2003, a fotógrafa registrou imagens de cicatrizes de pessoas anônimas, em fotos denominadas “um amigo”, “uma amiga”.
A série “By”, 2004-2006, traz imagens de cenas em movimento, em diferentes situações e lugares.
“Retratos do Exílio” reúne imagens feitas nos anos 1970, durante o exílio da artista no Chile. São as primeiras fotos feitas por Glória Ferreira, que começou a fotografar nesta época.
Datas marcadas nas calçadas de Paris, por ocasião de reparos realizados, são registradas na série “De G. a S.”, nos anos 2000.
A série “Experimentos”, 1980, traz fotos abstratas.
Em “Subindo o Tocantins, descendo o Araguaia”, 1980, Glória Ferreira registra esta região e sua população através de imagens em preto e branco.
A série “Cenas”, 1980/1990, é a maior delas e ocupa 58 páginas do livro, com imagens coloridas que registram cenas cotidianas.
Ainda tempos “Empenas” (anos 1990) e “Olho por Olho, dente por dente” (1988).
As fotografias trazem críticas de Paulo Sergio Duarte, Ligia Canongia, Ernesto Soto, Tânia Rivera, entre outros, que ao longo dos anos acompanharam a produção fotográfica da artista.
SOBRE A FOTÓGRAFA
Glória Ferreira é Doutora em História da Arte pela Sorbonne, professora colaboradora da Escola de Belas Artes/UFRJ e crítica e curadora independente. Entre suas curadorias mais recentes destacam-se as realizadas na Casa de Cultura Laura Alvim, em 2013 e 2014; “Figuração X Abstração no Brasil dos anos 40” (2010), na Escola de Belas Artes, em São Paulo; “Imagens em migração: Uma exposição de Vera Chaves Barcellos” (2009), no MASP, em São Paulo; “Anos 70 – Arte como questão” (2007), no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo; “Trilogias”, de Nelson Felix (2005), no Paço Imperial, no Rio de Janeiro e “Situações Arte Brasileira Anos 70” (2000), na Casa França-Brasil, no Rio de Janeiro. Além disso, organizou e foi coeditora de importantes livros e publicações de arte.
Fotografa desde 1971, com exposições no Brasil e no exterior. Dentre suas exposições destacam-se “4 exposições Individuais” (1988), na Galeria de Arte Ibeu Copacabana, no Rio de Janeiro; “Mulheres Fotógrafas. Anos 80” (1989), no Instituto Nacional da Fotografia/Funarte, Rio de Janeiro; “Photos” (1995), no Solar Grandjean de Montigny, Rio de Janeiro; “Grande Orlândia” (2003), no Rio de Janeiro; “Convívio Luciano Fabro” (2004), no Musée Bourdelle, em Paris; “Grande Orlândia” (2003), no Rio de Janeiro. Lançamentos dos múltiplos: “Para Tocha”, em 2003, e “BY”, em 2006, ambos no Rio de Janeiro.
Engajada na luta contra a ditadura militar nos anos 1970, Glória Ferreira foi exilada no Chile, Suécia e Paris. Foi no exílio que desenvolveu e amadureceu o interesse pela arte em geral e pela fotografia em particular.
Serviço:
Livro “Glória Ferreira – Fotografias de uma amadora”
236 páginas
R$100 (preço de lançamento)
Formato: 28cm X21cm
Bilíngüe (português/inglês)
Produção Editorial: Linha projetos Culturais Ltda.
Coedição: NAU Editora e Linha Projetos Culturais
Patrocínio: Secretaria Municipal de Cultura, através do edital Viva a Cultura! – Programa de Fomento à Cultural da Prefeitura do Rio – Viva a Arte!