Chef Laysa Durski ensina versões sem glúten das sobremesas clássicas do Madero.
Eu sou apaixonada por doces,principalmente Petit Gâteau e Brownie e como eu muitas pessoas,mas, existem aquelas que tem restrição alimentar ou que estão fazendo dieta.
Há quase um ano, a chef patissier do Madero, Laysa Durski, adota uma dieta livre de glúten. “Descobri que a proteína me fazia muito mal, por isso, decidi cortar da minha alimentação”, conta ela, que assina o menu de sobremesas do restaurante e também é gestora do Madero Miami desde 2015.
Foto: Marcelo Pupo
Sua veia gastronômica vem de família. Filha do chef Junior Durski, Laysa é graduada na mais conceituada escola de gastronomia do mundo, a Le CordonBleu, em Paris. Formada em primeiro lugar no curso de pâtisserie, a jovem voltou para o Brasil e expressou sua paixão no menu de sobremesas dos restaurantes Madero e Durski. É responsável, entre outros pratos, pela criação das receitas dos doces mais famosos da rede: o Petit Gâteau de Doce de Leite com calda de frutas vermelhas e o Brownie com Calda de Chocolate. Atualmente ela faz a gestão do Madero Miami, onde mora há mais de um ano.
Para poder aproveitar os doces que mais gosta e que criou para o cardápio do Madero, Laysa fez alguns testes na cozinha e adaptou as receitas do Petit Gâteau de Doce de Leite e do Brownie de Chocolate. A versão sem glúten dos clássicos leva farinha de arroz ao invés da farinha de trigo. “O sabor é praticamente o mesmo e a textura muda um pouco. O Brownie fica até mais cremoso com a substituição. O segredo é usar farinhas de qualidade”, diz a chef.
Foto: Guilherme Pupo
Em 2005, o chef Junior Durski inaugurou o primeiro restaurante Madero, no centro histórico de Curitiba, com a premissa de oferecer uma comida saudável e gostosa, além de um atendimento de qualidade num ambiente diferenciado. Hoje, são mais de 80 restaurantes espalhados em diversas cidades do país, nos Estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, além do Distrito Federal. A rede também tem um restaurante em Miami, nos Estados Unidos onde quem comanda é a chef patissier Laysa Durski.
Aproveite as receitas do Petit Gâteau de Doce de Leite sem glúten com calda de frutas vermelhas e do Brownie de Chocolate sem glúten e faça na sua casa.
Petit Gâteau (Ingredientes)
4 gemas
4 ovos
120g de açúcar
110g de farinha de arroz
200g de manteiga sem sal
600g de doce de leite
Modo de preparo:
Derreta o doce de leite com a manteiga em banho maria. Reserve. Bata os ovos, as gemas e o açúcar até ficar bem fofo e esbranquiçado. Acrescente a mistura de doce de leite com manteiga e bata até ficar homogêneo. Acrescente a farinha, só até misturar. Encha forminhas de Petit Gâteau untadas e enfarinhadas e resfrie por pelo menos 2 duas horas. Asse em forno pré-aquecido a 210 graus por mais ou menos oito minutos.
Ingredientes da calda:
200g de açúcar
500g de mirtilo congelado
500g de framboesa congelada
500g de morango congelado
2 colheres de sopa de rum
Modo de preparo:
Leve tudo, com exceção do rum, para ferver, mexendo de vez em quando. Desligue o fogo e acrescente o rum. Sirva sobre o Petit Gâteau.
Brownie de Chocolate
Foto: Guilherme Pupo
Ingredentes:
335g de chocolate meio amargo
165g de manteiga sem sal
400g de açúcar
5 ovos
200g de farinha de arroz
Modo de preparo:
Derreta o chocolate com a manteiga, sem aquecer muito. Coloque na batedeira os ovos e o açúcar. Adicione a farinha e, por último, a mistura de chocolate. Coloque para assar em uma forma com papel manteiga a 150 graus. Se desejar, coloque nozes e pedaços de chocolate na massa.
Ingredientes da calda:
230g de chocolate meio amargo
230g de chocolate ao leite
700g de creme de leite fresco (nata)
Modo de preparo:
Em uma panela, coloque todos os ingredientes e leve para derreter em fogo médio. Sirva quente sobre o Brownie.