Habemus Papam! PAPA FRANCISCO!
Quem me conhece sabe que não sou católica e as vezes que fui a Itália não tive vontade alguma de assistir uma missa no Vaticano ou mesmo ir ao Vaticano. Na verdade, até tive um mal súbito quando lá estive na primeira vez. Tenho minhas convicções e sigo minha cabeça, meus valores e meu coração. Confesso que tinha uma estima pelo Papa João Paulo II e meus tios até receberam pessoas da comitiva do Papa na residência deles na visita do João Paulo II ao Brasil, mas, nunca tive nenhum imenso amor.
Na ocasião da Jornada Mundial da Juventude em 2013 eu tive o primeiro ‘efetivo’ contato com o Papa Francisco e se eu já gostava um pouquinho desse Papa latino, de lá pra cá, minha estima por ele só aumenta. Agora, chega ao cinema o filme 'PAPA FRANCISCO: CONQUISTANDO CORAÇÕES' e,acreditem, vale muito a pena ver esse filme, ler o livro Pope Francis, Life and Revolution” de Elizabetta Pique e acompanhar a vida deste servo de Deus.
O longa que traz o título original ‘Francisco: El Padre Jorge’ não é nenhum filme ‘religioso’ e nem um documentário fanático. É um filme que retrata a história de um jovem que luta para ser padre e mais do que ser padre, é a história de um homem que luta para servir e amar ao próximo como diz o mandamento de Deus. Quando criança, o jovem Jorge nunca imaginaria quem viria a se tornar no futuro. Com o passar dos anos, o argentino Jorge Mario Bergoglio(interpretado muito bem pelo ator Darío Grandinetti) começou sua preparação para, finalmente, ser sacramentado como o Sumo Pontífice da Igreja Católica, o Papa Francisco. Esta é uma história de vida que passa longe do egocentrismo apesar de passar bem junto dos holofotes.
O enredo que aborda temas polêmicos para a igreja católica retrata ainda a amizade de Ana (papel interpretado pela atriz espanhola Silvia Abascal) uma jornalista que é mãe solteira e se torna grande amiga do Papa desde a época que ele ainda era o Padre Jorge.
O filme, em comemoração ao 4º ANIVERSÁRIO DE PAPADO, é uma produção simples, mas, muito bem dirigida pelo cineasta Beda DoCampo Feijóo, nascido em Vigo, na Espanha e radicado na Argentina e baseado no romance ‘Pope Francis, Life and Revolution’, de Elisabetta Pique, jornalista argentina, nascida em Florença, na Itália, correspondente do jornal La Nación, no Vaticano.
‘Francisco: El Padre Jorge’ ou ‘PAPA FRANCISCO: CONQUISTANDO CORAÇÕES’ é um daqueles filmes que vale a pena assistir mais de uma vez, conversar sobre o tema e se possível rever os próprios conceitos, afinal, ele colocou o Evangelho em seu devido lugar.
A tempo: voltarei ao Vaticano e assistirei uma missa celebrada pelo Papa Francisco!
PAPA FRANCISCO: CONQUISTANDO CORAÇÕES
Espanha – Argentina – Itália | 2015 | 105 min. | Drama Biográfico | 10 anos
Título Original: Francisco: El Padre Jorge
Direção: Beda Docampo Feijóo
Roteiro: Beda Docampo Feijóo, César Gómez Copello
Baseado no romance de Elisabetta Pique
Elenco: Dario Grandinetti, Silvia Abascal, Anabella Agostini
Distribuição: Mares Filmes | Alpha Filmes