top of page

A pisa das Uvas: tradição e emoção!

O ritual de passar um dia no campo colhendo uvas para depois amassá-las com os pés em um grande tonel,o chamado lagar, é uma tradição portuguesa que sempre me encantou. Quem gosta de vinho,certamente, conhece a tradição de 'pisar as uvas'.

Esse ritual mexe com todos os sentidos e,recentemente, eu realizei um dos grandes desejos da minha vida: pisar as uvas! Que delícia! Que cheiro maravilhoso que sobe enquanto pisamos as uvas! Que sensação fantástica é pisar as uvas! Um momento de muita emoção, com certeza!

A pisa das uvas aconteceu na Casa de Portugal de São Paulo onde foi realizado a ‘Vindima Típica Portuguesa’ com a tradicional pisa e colheita das uvas, um delicioso picnic, um saboroso jantar. A animação ficou por conta do Grupo Folclórico da Casa que brindou a todos com muita música e muita dança.

A festa contou com a presença de muitas famílias e do Presidente da Casa de Portugal, Sr. Antônio dos Ramos que estava acompanhado da esposa, a Sra. Selene Ramos.

Durante o evento eu conversei com o Vice-Presidente da Casa, Paulo José Machado, que também estava acompanhado da esposa Dinha Machado.

Paulo, o que motiva a Casa de Portugal a realizar a Festa da Vindima, e, ainda fazê-la no mês de fevereiro?

A Festa da Vindima é uma festividade popular, que representa a colheita das uvas, onde em Portugal há uma grande participação da população principalmente nas regiões demarcadas de vinhos, com grandes festividades. Por esse motivo a Casa de Portugal promove anualmente essa festa, que é abrilhantada pela participação do nosso grupo folclórico, onde se simula a colheita e a pisa das uvas, seguido de um pic nic que representa a confraternização de todas as pessoas que participaram da colheita.

Em Portugal as vindimas ocorrem em meados de Setembro, em pleno verão, época em que as uvas estão maduras para a colheita. Como no Brasil a melhor época para a colheita das uvas é Fevereiro, também verão, a Casa de Portugal realiza sua Festa da Vindima no princípio do ano quando há fruta de melhor qualidade para distribuir aos presentes, explicou o Vice-Presidente da Casa, Paulo Machado.

O Grupo Folclórico Português animou a noite com música tradicional, muita dança,alegria, o recolhimento dos cachos de uvas e a pisa das uvas dentro do tonel que foi feita, inicialmente, pelos dançarinos Maria de Fátima e Orlando Quirino e em seguida foi aberta ao público.


Maria de Fátima e Orlando Quirino me contaram que essa foi a primeira vez que eles participaram dessa tradição. Orlando disse que foi muito gratificante pisar as uvas e a Maria confessou que ‘espera que essa tenha sido a primeira de muitas vezes!

Maria de Fátima, o que você sentiu ao pisar as uvas?


“A primeira coisa que senti foi o orgulho de fazer parte deste momento, de poder vivenciar algo que minha família também fazia há muitos anos atrás. Saber que meus pais estavam na festa e estavam me vendo ali, pisando as uvas, e vivendo na pele o que muitas vezes eles viveram me trouxe uma alegria imensa.”

O que significou para você pisar as uvas, Orlando?

“Pisar as uvas é comemorar a colheita da uva, tomar um bom vinho e celebrar principalmente a cultura portuguesa e o seu folclore. Eu senti uma emoção muito forte. Sentir o cheiro da uva, o calor e a alegria que o publico sente ao assistir a pisa é bom demais.”


Orlando, você não é descente de portugueses, apenas de turcos e italianos. Em julho fará dois anos que você participa do grupo folclórico da Casa de Portugal. O que te motivou a entrar no grupo?


“Eu entrei na Casa de Portugal através de uma amiga do trabalho, a Maria Emília, conhecida como Mila. Ela me convidou a assistir uma apresentação do grupo e quando assisti achei tudo aquilo lindo, a forma de dançar, a musica ao vivo, os trajes e a empatia que o grupo tem com o publico, daí não resisti e vim fazer parte do grupo.”


E você já esteve em Portugal, Orlando?


“Ainda não pude ir para Portugal, mas quando for à primeira cidade que eu quero conhecer é Santa Maria de Belém que fica ao lado de Lisboa. Santa Maria de Belém está muito ligada às grandes navegações e a culinária é fabulosa. Santa Maria de Belém fica ao lado do Rio Tejo que deságua no mar. Imagino como eu vou ficar emocionado quando colocar meus pés nesta cidade!”

A Torre em Santa Maria de Belém


A região do Douro, no Norte de Portugal, concentra o maior número de produtores que oferecem vindimas turísticas, mas há opções por todo o país, inclusive, bem pertinho de Lisboa,mas, se você está em São Paulo a Festa da Vindima acontece anualmente na Casa de Portugal de São Paulo e, de fato, tradição e costumes como o ‘pisar as uvas’ e o picnic mexem com a emoção de todas as pessoas que são sensíveis.


Eu, Cláudia Rolim, agradeço muito a Casa de Portugal e em especial ao Ernestinho, Diretor do Grupo Folclórico da Casa de Portugal, que me proporcionou essa imensa alegria !

Não deixe de ‘pisar as uvas’ ! Eu garanto que é uma sensação ímpar !

Veja todas as fotos da festa da Vindima na Casa de Portugal no Fb Cadê as Meninas?

Siga as meninas
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Cinzento Ícone Google+
Posts Recentes
bottom of page