Musicalità em terras brasileiras
O Brasil receberá no segundo semestre deste ano o projeto Musicalità que visa realizar grandes shows nas principais capitais brasileiras trazendo grandes nomes da música italiana a cada três meses.
A estréia contará com dois consagrados cantores italianos e um cantor brasileiro. Para falar do Festival eu conversei com o Diretor de Eventos Alfredo Giacomini e o Diretor Cultural e radialista Max de Tomassi.
MAS eu não podia perder a chance de entrevistar o italiano mais brasileiro que eu conheço,por isso, aproveitei a oportunidade para falar com MAX DE TOMASSI sobre a carreira dele...Confira.
Quem não lembra do terremoto que aconteceu na Itália afetando vários vilarejos dentre eles Amatrice? Max tinha casa em Amatrice....Ouça o que aconteceu...
O Blog Cadê as Meninas? também é um blog voltado para o turismo e Max de Tomassi dá dicas valiosas de cidades,comidas e lugares para conhecer na Itália.
E pra finalizar esse bate papo com o italiano Max de Tomassi,que conhece o Brasil melhor que muitos brasileiros, eu pedi que ele desse dicas do Brasil. Ouça o que ele disse.
Max De Tomassi é uma pessoa muito especial. Alguém que eu conheci e aprendi a admirar. Um italiano de Roma ! Trabalha há 28 anos como divulgador da música e da cultura brasileira na Itália. Está há 16 anos a frente do programa Brasil que vai ao ar todos os domingos na emissora RAI Rádio Uno, a maior emissora da Itália.
Max começou trabalhando na emissora de rádio Dimensione Suono, em Roma, e depois entrou no mundo da Música Popular Brasileira pelas mãos, nada mais nada menos, de Nelson Motta, que nos anos 80 trabalhava pela Tele Montecarlo e que, na época, era propriedade da TV Globo.
Na televisão, Max trabalhou como autor e apresentador de programas musicais que introduziam os principais nomes da MPB para o público italiano.
Mas, além disso, Max se tornou divulgador e apresentador de festivais. Esteve a frente dos principais festivais e teatros italianos trazendo artistas brasileiros para várias turnês na Itália (Daniela Mercury, Jorge Benjor, Caetano Veloso, Gilberto Gil,Ed Motta, Celso Fonseca, Gal Costa, Djavan, Carlinhos Brown, Marisa Monte, Adriana Calcanhoto...).Max também esteve a frente da sétima edição do HIT WEEK, o Festival de Música Italiana que aconteceu no Brasil em 2013.
Max de Tomassi divulga no Brasil os maiores intérpretes italianos ( Lucio Dalla,Gianni Morandi, Eros Ramazzotti, Jovanotti, Patty Pravo, Amedeo Minghi, Negrita, Mario Biondi...).
No começo dos anos 90 o ‘multi-funcional’ Max de Tomassi trabalhou como consultor artístico do cantor Renato Russo compondo a seleção de músicas escolhidas por ele para realizar o cd "Equilíbrio Distante" com 2.500.000 cópias vendidas no Brasil realizando a versão italiana da música “Como uma onda”, incluída neste mesmo álbum.
Apesar de tantas funções Max ainda consegue tempo para escrever para o site www.musibrasil.net ( Taccuino di Max ) e paralelo ao site desenvolve a carreira de autor musical versionando em italiano letras e músicas de Adriana Calcanhoto, Ivan Lins, Lulu Santos, Carlinhos Brown, dentre outros...Estas letras foram interpretadas por algumas das grandes cantoras italianas da atualidade. Recentemente esteve a frente do projeto Inventa Rio de Ivan Lins e Chico Buarque.
O romano Max de Tomassi não pára e em meio a tantos afazeres ele ainda encontra tempo para traduzir para o italiano alguns importantes livros de cultura musical brasileira como “Noites tropicais” do escritor Nelson Motta.
A cantora italiana Mafalda Minnozzi participa do programa Brasil como correspondente falando direto de São Paulo e o cantor ítalo-brasileiro Franco Cava fala sobre tudo que acontece no Rio de Janeiro. Vale ressaltar que o programa é considerado pela crítica e pelo público um programa "cult" da radiofonia Italiana, sem falar que ‘Brasil’ é o programa da Rádio Uno com mais downloads de toda a rede. Os ouvintes semanais chegam à 700.000, tendo a Radio Uno Rai uma média de quase 8 milhões de ouvintes/dia.
Há cinco anos, Max de Tomassi é diretor artístico do selo “Brasil!” que publica na Itália junto com a gravadora Rai Trade, a nova MPB, através dos trabalhos discográficos de artistas como Djavan, Adriana Calcanhoto, Chico Buarque, Caetano Veloso, Chico Cesar, Vanessa da Mata e outros.
Max realiza há muitos anos, para a RAI TV, vários documentários e reportagens que destacam a realidade do Brasil e as belezas turísticas e culturais.
Max na Ilha de Itamaracá, BA
Por merecimentos relativos a todo este trabalho de divulgação do Brasil, Max foi condecorado pelo Embaixador do Brasil na Itália, com o Cruzeiro do Sul, condecoração que se confere aos estrangeiros que se destacaram, fora do Brasil, na difusão da cultura brasileira.
Max com a comanda entre Benedetta de Tomassi e eu
Andrea Croci, Max de Tomassi e Alfredo Giacomini - Musicalità