JULHO-AGOSTO, texto e trilha sonora em perfeita harmonia.
JULHO-AGOSTO é um daqueles filmes que você assiste e quando termina você continua sentado ‘degustando’ o filme. Em dias tão conturbados, assistir um filme que aborda os conflitos básicos de uma família cotidiana composta por duas irmãs, pais, amigos e novas descobertas tudo pontuado com uma trilha sonora impecável não tem preço. Todos nós sabemos que só de estar juntos, a convivência entre adolescentes e adultos pode ser desesperadora, imagine em uma viagem familiar! JULHO-AGOSTO retrata um verão de confusões, encontros, descobertas e reconciliação.
Se vocês gostam de simplicidade com uma ponta de sofisticação não deixe de assistir Julho-Agosto a partir do dia 13 de julho nas melhores salas do Brasil.
Laura e Josephine, duas irmãs, dividem as férias entre a mãe grávida, em julho, e o pai solteiro, em agosto. Laura (Luna Lou), de 14 anos, e Josephine (Alma Jodorowsky) saem em busca do descanso merecido e esperado, mas as tão sonhadas férias ganha ares de aventura quando a mais velha das irmãs se mete em confusão. O longa ainda aborda a relação familiar das filhas com seus pais separados: a mãe, que esconde a terceira gravidez, o padrasto que passa por dificuldades financeiras e o pai, um homem que tem medo de se envolver novamente numa relação estável.
O diretor, Diastème, conta que começou a escrever o longa alguns anos atrás e deixou numa gaveta. “Senti vontade de recuperar a história pelo prazer que tenho em fazer comédia, um gênero que gosto muito, mas que, às vezes, não é tão bem tratado. Pedi para Camille (Pouzol) me ajudar a escrever o roteiro para dar ao texto uma perspectiva feminina. Eu queria evocar a adolescência, desde o momento em que a criança vira um adolescente até quando o adolescente vira um adulto. Eu também queria falar sobre família, concentrar em relacionamentos românticos, capturar ternura entre personagens, trabalhar em algo doce e gentil, cercar-me de personagens que realmente amo”.
Diastème revela ainda que se enxerga em praticamente todos os personagens do filme. “Todos nós nos conhecemos pessoas que pensávamos estar bem estabelecidas na vida e, de repente, se encontram à beira do desastre”. O diretor conta também que a sobrinha foi uma das inspirações para compor a protagonista Laura. “Eu a nomeei em homenagem a minha sobrinha. Ela é como as crianças que observo há alguns anos ao meu redor: eu amo a liberdade deles e como eles podem ser “malucos” nessa idade. Ela tem 14 anos, mas, fisicamente, não é muito grande para a idade”, diverte-se.
Segundo ele, o processo de escolha do elenco foi, definitivamente, a parte mais difícil do projeto. “O diretor de elenco Michaël Laguens e eu decidimos que não faríamos um teste de seleção aberto porque havia muito diálogo. No fim das contas, eram 25 crianças para o papel de Laura, por exemplo, e Luna foi uma das primeiras a ser entrevistada. Eu nunca vi tanto talento em uma atriz! Ela teve uma grande quantidade de texto em várias cenas e várias tomadas e nunca cometeu um único erro. Ela era exatamente o personagem que escrevi”, elogia o diretor.
O diretor brinca também com o fato dos mais velhos se comportarem, muitas vezes, como crianças grandes, exatamente como os adultos do filme. “Isso é o que me agrada nos meus personagens. Eu acho fantástico que pessoas aos 50 anos usem tênis e saiam por aí bebendo. Quando eu tinha meus 15, os adultos de 50 já eram considerados velhos que usavam trench coat e trabalhavam em bancos”, conclui.
Não deixe de assistir JULHO-AGOSTO, um filme que aborda a relação entre pais e filhos de maneira espetacular, os dilemas da adolescência, a importância de se confiar nos pais, o amor entre os irmãos e as surpresas que a vida nos proporciona, certamente, um filme pra se assistir em família, com os amigos, pra toda família!
FICHA TÉCNICA
CINEART FILMES APRESENTA JULHO-AGOSTO
Diretor: Diastème
Roteiristas: Diastème e Camille Pouzol
Produtores: Fabrice Goldstein e Antoine Rein
Elenco: Luna Lou, Pascale Arbillot, Alma Jodorowsky.
Gênero: comédia dramática
Duração: 96 minutos
Ano: 2016
Países: França
Classificação: 12 anos