Teatro em Festa
Na última terça-feira, 11 de julho, às 20h, o palco do Teatro Porto Seguro recebeu os atores Marcelo Médici e Marisa Orth para comandarem a cerimônia do Quinto Prêmio Aplauso Brasil de Teatro criado pelo site Aplauso Brasil (www.aplausobrasil.com.br) que completa 15 anos de existência em outubro próximo.
O site e o Prêmio são frutos do trabalho incansável do jornalista Michel Fernandes que, em um discurso emocionado, agradeceu a presença e o carinho de todos, e em especial das amigas, jornalistas e apaixonadas pelo teatro Célia Forte e Selma Morente da Morente Forte Comunicações que, silenciosamente, colaboram para que o site Aplauso Brasil permaneça no ar. Chamadas ao palco ambas foram representadas pelas assessoras de imprensa e sobrinhas Dani Bustos e Beth Gallo (foto).
A noite foi de muitas surpresas, muitos aplausos e muitas premiações a começar pelas homenagens feitas as atrizes Etty Fraser (foto) que criou o Fundo de Apoio a Classe Teatral e Ruth de Souza (foto)que foi a primeira Desdemona negra, tem 96 anos de idade e 51 anos de carreira e apesar dessa vasta carreira de teatro,tv e cinema ela não anda de avião!; o fundador do Satyros Ivam Cabral que desejou que houvesse muito amor e humor na vida e o ator Renato Borghi reverenciado pelos colegas da classe artística pela sua brilhante trajetória profissional.
No Prêmio Aplauso Brasil de Teatro não pode faltar música e as canções ficaram por conta das interpretações dos atores-cantores Amanda Acosta (foto), Cassiano Leonardo, Débora Duboc e do pianista William Soares além das interpretações de números musicais dos espetáculos concorrentes na categoria Melhor Musical. Subiram ao palco ‘Cartola – O Mundo é um Moinho’, com Augusto Pompeu, Flávio Bauraqui e Virgínia Rosa; ‘Cinderella’, com Bianca Tadini; ‘Gota D’água’, com Laila Garin e ‘Rocky Horror Show’, com Marcelo Médici, Felipe Mafra, Jana Amorim. Como não podia deixar de ser Laila Garin arrancou uma interminável salva de palmas ao interpretar ‘a seco’ Cálice de Chico Buarque.
A noite foi de muita emoção para os premiados escolhidos pelo Júri Técnico e muita alegria para os vencedores pelo Voto Popular e de muita alegria para a plateia que deu boas gargalhadas com a irreverência e simpatia de Marisa Orth e Marcelo Médice.
A partir desse ano, foi incluído o Prêmio de Melhor Espetáculo Para o Público Infantil e Jovem, o Troféu Menor de Idade, destinado aos espetáculos feitos para o público infantil, cujo prêmio inaugural foi entregue à Luiza Jorge, criadora do, agora, Prêmio SP de Incentivo ao Teatro infantil e Jovem, cuja importância é vital para a credibilidade do teatro realizado para as crianças e jovens.
O troféu foi desenhado pelo Fernando Castion e a realização foi feita pelos artistas-aprendizes do curso de Técnicas do palco da SP Escola de Teatro sob orientação de J.C. Serroni e Viviane Ramos e a Comissão Julgadora foi composta por Bia Ramsthaler, Júlio César Dória, Kyra Piscitelli (foto), Luciana Schwinden e Teca Spera.
Confira os VENCEDORES:
MELHOR ILUMINAÇÃO
Voto POPULAR - Maneco Quinderé por “Jim”
VOTO JÚRI TÉCNICO – Wagner Antônio por Gota D’Água [a seco]
MELHOR FIGURINO
Voto POPULAR - Rosângela Ribeiro por “Fim de Partida”
Voto JÚRI TÉCNICO - Marcio Medina por Cabras- Cabeças Que Voam, Cabeças Que Rolam
MELHOR ARQUITETURA CÊNICA
Voto POPULAR - Marcio Vinicius por “Sobre Ratos e Homens”
Voto JÚRI TÉCNICO - André Cortez por Gota D’Água [a seco]
MELHOR TRILHA SONORA
Voto POPULAR - Daniel Maia por “A Última Dança”
Voto JURI TÉCNICO - Felipe Storino por Nós
MELHOR DRAMATURGIA
Voto POPULAR - Leonardo Cortez por Sala Dos Professores
Voto JÚRI TÉCNICO - Victor Nóvoa por Verniz Náutico Para Tufos de Cabelo
MELHOR DIREÇÃO
Voto POPULAR - José Roberto Jardim por “Adeus, Palhaços Mortos!”
Voto JÚRI TÉCNICO - José Roberto Jardim por Adeus, Palhaços Mortos!
MELHOR ELENCO
Voto POPULAR - “Sala dos Professores”
Voto JÚRI TÉCNICO - Nós
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Voto POPULAR - Sophia Valverde por “O que terá acontecido a Baby Jane?”
Voto JÚRI TÉCNICO - Érica Montanheiro por Histeria
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Voto POPULAR - Vinicius Teixeira por “Gabriela, Um Musical”
Voto JÚRI TÉCNICO - Eucir de Souza por Um Berço de Pedra
MELHOR ATRIZ
Voto POPULAR - Eva Wilma por “O que terá acontecido a Baby Jane?”
Voto JÚRI TÉCNICO - Laila Garin por Gota D’Água [a seco]-(foto)
MELHOR ATOR
Voto POPULAR - Eriberto Leão por “Jim” - (foto)
Voto JÚRI TÉCNICO - Ando Camargo por Sobre Ratos e Homens
DESTAQUE
Voto POPULAR - Companhia Humbalada de Teatro
Voto JÚRI TÉCNICO - Maria Alice Vergueiro
MELHOR ESPETÁCULO DE GRUPO
Voto POPULAR - “Canto Para Rinocerontes e Homens”- Teatro Osso
Voto JÚRI TÉCNICO – Adeus, Palhaços Mortos da Cia Academia de Palhaços
MELHOR ESPETÁCULO MUSICAL
Voto POPULAR - “Cartola – O Mundo é um Moinho”- Jô Santana - (foto)
Voto JÚRI TÉCNICO – Rocky Horror Show de Möeller & Botelho
MELHOR ESPETÁCULO DE PRODUÇÃO INDEPENDENTE
Voto POPULAR - “Kiwi” Dirigido por Lucianno Maza
Voto JÚRI TÉCNICO - O Pai direção Léo Stefanini - (foto)
PARABÉNS A TODOS OS ORGANIZADORES E ENVOLVIDOS NO V PRÊMIO APLAUSO BRASIL DE TEATRO E EM ESPECIAL AO QUERIDO E INCANSÁVEL IDEALIZADOR MICHEL FERNANDES !! Até o ano que vem !