LOUSADA: UMA VILA QUE ENCANTA
Lousada é um território de gente hospitaleira, empreendedora e feliz com um conjunto de jovens dinâmicos e sábios idosos!EU me apaixonei pela Vila!
O concelho de Lousada localiza-se a 35 km do Porto e do Aeroporto Francisco Sá Carneiro no noroeste de Portugal – unidade natural definida pelo predomínio dos caracteres atlânticos, na região geográfica do Minho. Tem como limites a norte, o concelho de Vizela; a nordeste, Felgueiras; e a este, Amarante; a sudeste e sul Penafiel; a sudoeste, Paredes, a oeste, o concelho de Paços de Ferreira e, por último, a noroeste, Santo Tirso. Você pode chegar a Lousada através das autoestradas A42, A11 ou A4, pela Linha do Douro ou pelos comboios suburbanos do
Grande Porto.
Atualmente a Vila tem 49 mil habitantes e possui um clima temperado de invernos e verões com variações climáticas de tipo fresco a moderado. O patrimônio edificado, os equipamentos desportivos, a riqueza do artesanato, a variedade da gastronomia e 360 eventos culturais atraem cada vez mais visitantes e turistas a Vila durante todo o ano.
O Presidente da Câmara Municipal de Lousada, eleito pelo PS, Pedro Machado (foto) comanda a Vila e conta com uma equipe de colaboradores impecável! Pedro (o Prefeito) é natural e residente em Lousada, jurista, e foi Vereador do mesmo município durante os dois últimos mandatos de Jorge Magalhães 2005-2013. Em 2009, foi nomeado Vice Presidente da Câmara de Lousada. Em 2013, numa das eleições mais intensas, conseguiu conquistar a presidência da Câmara de Lousada, obtendo a maioria dos votos dos eleitores deste município.
Pedro Machado conta com os Vereadores - Cristina Moreira, Manuel Nunes e Antônio Augusto Silva no apoio a administração e juntos, colocaram Lousada como o primeiro concelho do país com iluminação pública 100% LED, conseguindo uma poupança de custos com grande impacto nas contas públicas do Município.
Lousada foi também considerado um dos Municípios mais transparentes do país a nível de gestão autárquica, conquistando um forte crescimento do emprego, industrialização, qualidade de vida, captação de empresas e eventos de grande importância desportiva e cultural como é o caso do Rally de Portugal (foto).
Em Lousada descobri muitos monumentos, sítios, casas senhoriais datada da Idade Média, igrejas como a Igreja de São Lourenço de Pias, a Igreja de São Vicente de Boim, a Igreja de São Miguel, dentre outras, cada uma com sua particularidade que sugere a sua descoberta.
No centro da Vila a Capela do Senhor dos Aflitos impõe-se e afirma-se como postal ilustrado, mas, não posso deixar de mencionar a Capela da N. S. do Loreto, o Santuário da N. S. Aparecida, as capelas de Santa Águeda e de São Cristóvão e a Capela de São Bartolomeu.
Além das igrejas, os parques e jardins são recantos que valem a pena visitar em Lousada, pois a natureza não poupa a sua beleza e convida a um piquenique com a família e os amigos. Desde o Parque Urbano Dr. Mário Fonseca, recentemente construído no centro da Vila, passando pelo Parque de Vilar onde é possível visitar a Torre medieval, a Ecopista com uma extensão de quatro quilômetros até o Jardim do Monte do Senhor dos Aflitos (foto), nas imediações da capela, no centro da Vila, todos são pontos de encontro para momentos de descanso, lazer, diversão.
Lousada alia o progresso à preservação do equilíbrio ambiental e urbanístico, a intensa programação cultural com o desporto e a prática de esportes. O Complexo Desportivo de Lousada destina-se a prática de rugby, futebol, hóquei em campo, tênis, atletismo, basquetebol, futsal, voleibol além de oferecer um alojamento com 46 camas, uma cozinha industrial e um refeitório. A Vila possui Estádio de Futebol, Pista de Atletismo, campos multifuncionais, ringue, um pavilhão polidesportivo e diversas atividades físicas para crianças como natação, pólo aquático, natação adaptada... Eu encontrei com o Vereador da Educação e do Desporto, Antônio Augusto Silva e gravei um depoimento dele sobre a área esportiva que é tão movimentada em Lousada.
Ao longo de todo o ano há várias atividades culturais, esportivas, gastronômicas e históricas em Lousada como a Rota do Românico e a Rota Gourmet cada uma com sua peculiaridade e beleza. A Rota do Românico é composta pela Ponte da Veiga, Torre de Vilar, Igreja do Salvador de Aveleda, Ponte de Vilela, Igreja de Santa Maria de Meinedo e Ponte de Espindo. A Rota Gourmet propõe um percurso pela tentadora gastronomia de Lousada com visita ao património histórico do concelho com três itinerários diferentes oferecendo os “petiscos” de Lousada. As visitas podem ser feitas todos os dias, individualmente ou em grupo, mediante inscrição efetuada para o local a visitar ou através do Posto de Turismo, obrigatoriamente até dois dias antes da data pretendida.
Os queijos (foto), as compotas, as bolachas, os chás, o pão-de-ló, os enchidos e os afamados vinhos verdes são algumas das iguarias características da Vila e reconhecidas nacional e internacionalmente.
Os pratos típicos como Cabrito ou Anho no forno, Bazulaque, Rojões, Sopa Seca Doce, Sarrabulho e os doces como Leite Creme (aprenda como fazer na matéria RESTAURANTE BRASÃO), Pão-de-Ló e Beijinhos de Amor (foto) são alguns dos pratos que você não pode deixar de experimentar quando estiver em Lousada.
Alias, Lousada é terra de gente talentosa com mãos hábeis e que não esmorecem em perpetuar os saberes antigos, transmitidos de geração em geração como os Bordados (rechelieu, matiz, bainhas abertas, crivo, etc.), Cestaria, Latoaria, Tecelagem em linho, Pirotecnia, Tamancaria (foto), Cerâmica, Ourivesaria, Espingardaria, Restauro de Móveis, Embalsamação e Artes decorativas.
O lousadense é um povo muito animado e por isso as festas, as jornadas sociais, os eventos culturais e esportivos acontecem durante todo o ano e eu vou citar apenas alguns para vocês terem uma ideia de como a Vila é agitada e como vale a pena visita-la!
Logo no início do ano, acontecem os desfiles de Carnaval com participação dos foliões no desfile escolar e no cortejo. No último fim de semana de fevereiro acontece o Festival Internacional das Camélias que consiste na exposição e concurso das várias espécies de camélias, no mercado de camélias e outras atividades alusivas a esta flor, nomeadamente desfile de moda, provas de produtos locais com esta temática e sabor, e visita guiada pelos jardins de camélias do concelho.
Entre abril e início de maio há o Festival de Artes do Espetáculo com espetáculos diários com a presença de companhias nacionais e internacionais. O Festival apresenta cerca de 30 espetáculos de teatro, cinema, vídeo, música e dança, complementados com exposições de artes plásticas, numa organização conjunta da Câmara Municipal e da Companhia de Teatro Jangada.
No meado de Junho e durante todo o mês de Julho as Feiras do Livro e o Festival Tradicional (Mostra dos Produtos Locais e Feira do Artesanato) juntam-se a muita música e animação ao ar livre, mais teatro, exposições, circuitos turísticos e desporto que se prolongam pela Festa Grande do Concelho e pelo Festival da Francesinha (foto).
No mês de julho, o Verão Cultural e o Festival Tradicional de Lousada animam as noites quentes de verão. Confira as matérias com AS BATUCADEIRAS e a FEIRA MEDIEVAL.
Duas integrantes das BATUCADEIRAS, eu e a Vereadora CRISTINA MOREIRA.
As Festas e as Romarias (http://www.cm-lousada.pt/pt/calendario-anual-de-festas-feiras-e-romarias) afirmam-se pela riqueza das tradições onde o sagrado e o profano se juntam para venerar o padroeiro local. No último fim de semana de julho realizam-se as Festas do Concelho em honra do Senhor dos Aflitos que junta milhares de forasteiros com presença assídua de bombos, gigantones e cabeçudos, feira franca e concurso pecuário, missa solene e majestosa procissão, fanfarra e bandas de música, artistas da música ligeira, provas de ciclismo e marcha luminosa.
Nos dias 13,14 e 15 de agosto acontece a Festa da Senhora Aparecida com procissão que são ocasiões escolhidas por centenas de forasteiros para visitarem Lousada.
Enfim, os eventos são muitos e o melhor mesmo é ficar de olho na Agenda Cultural da Vila (http://www.cm-lousada.pt/pt/agenda-cultural).
Diante de tantas festividades a minha sugestão é que você deve se programar para visitar Lousada o quanto antes, se hospedar e curtir essa Vila sem pressa e com muita disposição pra ser feliz porque o povo lousadense é extremamente hospitaleiro e Lousada possui restaurantes, salões de cabeleireiro, lojas, shoppings, tudo com preços fantásticos, além de alojamentos, hotéis, pousadas e Quintas como a Casa de Juste e a Quinta da TAPADA que vale apena conhecer e experimentar os queijos e vinhos que são feitos na própria Quinta da Tapada! (foto).
Sites e endereços úteis:
Site: www.cm-lousada.pt
FB: https://www.facebook.com/cmlousada/
CÂMARA MUNCIPAL DE LOUSADA
Praça Dr. Francisco Sá Carneiro, Ap 19, 4620-909 – Silvares – LSD
Tel.: +351 255-820-500
LOJA INTERATIVA DE TURISMO DE LOUSADA
Praça D. António Meireles, 18 - Lousada
T: 255820580 E-mail: turismo@cm-lousada.pt
Horário: 2ª a 6ªfeira – 9h00-12h30 e 14h00-17h30
QUINTA DA TAPADA
Tapada – Casais -Tel: +351-255820920
E-mail: geral@quintadatapada.pt / Site: www.quintadatapada.pt
CASA DE JUSTE
Juste – Torno - Tel.: +351- 255821626
E-mail: info@casadejuste.com / Site: www.casadejuste.com
NOS VEMOS EM LOUSADA, A VILA QUE ENCANTA !