Em Portugal, encontrei as Batucadeiras.
As Batucadeiras trazem o ritmo, a vivacidade e a tradição cultural cabo-verdiana em cada apresentação que fazem. Elas estiveram em Lousada, Portugal, pela primeira vez em Setembro de 2016 nas comemorações do Dia Mundial do Turismo. Esse ano elas voltaram a Lousada e eu estava lá! As Batucadeiras vieram animar uma atividade do Festival VILA e no dia 09 de junho se apresentaram em um dos nove bares que integravam a "VILA nos BARES”.
A convite da Vice-Prefeita de Lousada, Cristina Moreira, eu fui jantar com ela e as Batucadeiras e antes da apresentação eu conversei com a dirigente Ana Moura. Confira agora esse bate papo musical.
As Batucadeiras são um grupo formado, inteiramente, por mulheres cabo-verdianas e o grupo dedica-se a divulgar a cultura cabo-verdiana mantendo vivas as tradições do seu país.
O batuque é um dos gêneros mais representativos do patrimônio musical e em Cabo Verde os momentos mais importantes da vida e da comunidade são celebrados ao som das Batucadeiras. Dançando e cantando elas vão exprimindo os seus medos, receios, preocupações e alegrias.
Por isso mesmo as Batucadeiras não podiam ficar de fora das inúmeras noites festivas que acontecem em Lousada nesse mês de junho. Viva as Batucadeiras!
Obrigada a Vice-Prefeita Cristina Moreira por me convidar para esse momento tão especial em Lousada junto com as Batucadeiras !
AGORA vou falar um pouquinho de cada localidade.
CABO VERDE
Cabo Verde, oficialmente República de Cabo Verde, é um país insular localizado num arquipélago formado por dez ilhas vulcânicas na região central do Oceano Atlântico. A cerca de 570 kms da costa da África Ocidental, as ilhas cobrem uma área total de pouco mais de 4.000 quilômetros quadrados. As duas principais ilhas são a Ilha de Santiago onde está localizada a cidade da Praia que é a capital de Cabo Verde e a Ilha de São Vicente onde fica localizada a cidade de Mindelo. O Pico do Fogo (foto) é o maior vulcão ativo e o ponto mais elevado do arquipélago, com 2.829 metros, que fica na Ilha do Fogo.
Os exploradores portugueses descobriram e colonizaram as ilhas desabitadas no século XV, o primeiro assentamento europeu nos trópicos. As ilhas estavam numa posição estratégica nas rotas que ligavam Portugal ao Brasil e ao resto da África e isso contribuiu para o fato de essas ilhas serem utilizadas como entreposto comercial.
A língua oficial é o português, usado nas escolas, na administração pública, na imprensa e nas publicações, mas, há a língua nacional de Cabo Verde, a língua do povo, que é o crioulo cabo-verdiano.
A economia cabo-verdiana é principalmente focada no crescente turismo e em investimentos estrangeiros, que se beneficiam do clima quente o ano todo, da paisagem diversificada e da riqueza cultural, especialmente na música onde há diversos gêneros musicais próprios, dos quais se destacam a morna, o funaná, a coladeira e o batuque. Cesária Évora foi a cantora cabo-verdiana mais conhecida no mundo, conhecida como a "diva dos pés descalços", pois gostava de se apresentar assim no palco.
Em todos os seus aspectos, a cultura de Cabo Verde caracteriza-se por uma miscigenação de elementos europeus e africanos convivendo lado a lado e criando um estilo totalmente novo, resultante de um intercâmbio que começou há centenas de anos.
Cabo Verde fica a 3.239 km ou 2.013 milhas (04 horas de vôo) de distância do Porto, Portugal e Lousada fica a 35 km de distância do Porto.
LOUSADA
O concelho de Lousada localiza-se a 35 km do Porto e do Aeroporto Francisco Sá Carneiro no noroeste de Portugal. Você pode chegar a Lousada através das autoestradas A42, A11 ou A4, pela Linha do Douro ou pelos comboios suburbanos do Grande Porto.
Atualmente a Vila tem 49 mil habitantes e possui um clima temperado de invernos e verões com variações climáticas de tipo fresco a moderado. O patrimônio edificado, os equipamentos culturais e desportivos, a riqueza do artesanato, a variedade da gastronomia e 360 eventos culturais atraem cada vez mais visitantes e turistas a Vila durante todo o ano.
PORTO
Porto é a segunda cidade e o quarto município mais populoso de Portugal. PORTO é a cidade que deu o nome a Portugal e é ainda uma cidade conhecida mundialmente pelo seu vinho, pelas suas pontes e arquitetura contemporânea e antiga, o seu centro histórico, classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO, pela qualidade dos seus restaurantes e pela sua gastronomia, dentre outros fatores.
Ao fundo a Ponte de Arrábida,uma ponte em arco sobre o Rio Douro, que liga o Porto a Vila Nova de Gaia, em Portugal.