Curtindo a Festa Medieval em Lousada.
Em junho eu estive em Portugal e fui a diversos lugares, a muitas cidades e uma delas foi Lousada. Uma Vila cheia de vida, de jovens e idosos felizes. Uma vila cheia de atividades esportivas e culturais.
A Vila de Lousada é um exemplo para todas as demais cidades. A gestão política sob o comando do prefeito Dr. Pedro Machado e sua equipe diminuiu a dívida total do município em cinco milhões de euros desde 2013. O Prefeito e sua equipe conhecem as necessidades dos lousadenses e trabalha em prol deles.
De junho a agosto há muitas festividades na cidade e com uma gestão tão eficiente a alegria é, de fato, real. Nos dias 2,3 e 4 de junho a Avenida Senhor dos Aflitos e a Praça do Pelourinho receberam os lousadenses e seus visitantes para uma recriação histórica do cotidiano das populações nos meados do século XVII. E eu fui participar desta Festa Medieval!
Através da música, da decoração, da comida e da bebida eu voltei no tempo e vivi momentos especiais. Mas, eu não fui a única. Centenas de alunos acompanhados por um ator foram conduzidas por um percurso de histórias e saberes antigos apoiados no trabalho ao vivo de artesãos.
A Festa Medieval é uma festa que envolve a comunidade escolar, os pais, os moradores, os visitantes e durante três dias o Mercado Histórico apresentou atividades lúdico-pedagógicas, jogos infantis antigos, o tiro com arco, barraquinhas com comidas típicas, artesanato, muita música, doces, licores, cavalheiros medievais e Falcões.
Enquanto eu passeava pela Festa Medieval filmando um grupo de cavaleiros travavam uma luta e eu fui pega de surpresa por eles e quando vi já estava com o espadachim na mão participando da luta...
Depois da emoção da luta de espadachim com os cavaleiros voltei a filmar e encontrei um grupo de cantadores medievais... Bora cantar o ‘Tiroliro,liro’....
Continuei a caminhar pela Feira e encontrei uma apresentação teatral.
Meus olhos se encantaram com a diversidade de doces, geleias e o aroma dos Licores do Amor e do Café da Vovó aguçaram meu olfato,então, eu fui comer e beber...
A noite chegou e junto com o Sr. Engenheiro José Gama e a Vice-Prefeita Cristina Moreira fomos tomar uns copos e comer um pouco da comida feita pelos taberneiros.
Depois nos juntamos com o Presidente ou como nós chamamos aqui no Brasil, o Prefeito da Câmara de Lousada, o Dr. Pedro Machado, a esposa e o filho para conversarmos um pouquinho e tirarmos uma foto, afinal de contas, não é todo dia que eu fico a conversar com o Sr. Presidente, a Vice-Prefeita e o Sr. Engenheiro numa Festa Medieval!
Depois de tantas emoções eu fechei a noite tomando mais um copo de vinho enquanto assistia a uma apresentação dos malabaristas e cuspidores de fogo na frente à Câmara de Lousada!
UM BRINDE A FESTA MEDIEVAL ! ATÉ A VOLTA LOUSADA !
Fotos, Matéria e Vídeos : Cláudia Rolim