Navegando com Fernão de Magalhães.
Você já pensou em navegar com Fernão de Magalhães? Em viajar numa nau? Em sentir as violentas ondas do mar bater no casco do navio? Em Sabrosa tudo isso é possível!
A enóloga e diretora da Adega Cooperativa de Sabrosa, Celeste Marques, me levou para conhecer Sabrosa, toda a região do Concelho e tudo que esse Distrito oferece a começar pelo navegador português Fernão de Magalhães.
Aceitei o convite da Celeste e através de uma tecnologia de ponta ‘embarquei’ numa nau para uma Experiência tridimensional com Fernão de Magalhães.
Fernão de Magalhães foi um navegador português, que ficou conhecido por ter organizado a primeira viagem de circum-navegação ao globo de 1519 até 1522.
A Câmara Municipal de Sabrosa criou um projeto cultural e inovador que transporta o visitante para uma viagem sensorial através da recreação de elementos audiovisuais e dotado de conteúdos pedagógicos e artísticos.
Ao entrar no espaço, o público “embarca” na nau que levou Fernão de Magalhães e sua tripulação em sua histórica viagem. Num dos espaços nobres da “nau” e que fica situado junto ao “leme”, os visitantes sentados em bancos de madeira assistem a um pequeno filme tridimensional com recurso a hologramas alusivo a viagem de Fernão de Magalhães desde o seu início ate a batalha de Cebu (Filipinas).
A simulação dos trovões, da chuva, das fortes ondas acompanham os visitantes nesta “odisseia” que fazem com que nós, visitantes, vivamos uma experiência sensitiva única.
O navegador nasceu no norte de Portugal em 1480. Era filho de uma família nobre. Seu pai, Rui de Magalhães, Cavaleiro que exerceu cargos de governação no Porto, e sua mãe, primeira mulher do Cavaleiro Rui, chamava-se Alda de Mesquita, nascida cerca de 1445.
Fernão era irmão de Duarte de Sousa, Diogo de Sousa, Isabel de Magalhães, Genebra de Magalhães e Aires de Magalhães. Com cerca de dez anos se tornou Pajem da Corte da Rainha D. Leonor, consorte de D. João II. Casou-se em Sevilha, em Dezembro de 1517 com Beatriz Barbosa, sua parente, filha de Diogo Barbosa e de sua mulher Maria Caldeira, e teve dois filhos: Rodrigo, que faleceu muito novo, e Carlos, que faleceu ao nascer.
Em Março de 1505, com 25 anos, alistou-se na Armada da Índia, na frota de 22 navios enviada para instalar D. Francisco de Almeida como primeiro vice-rei da Índia. O navegador viajou para as Índias Ocidentais, participando de várias expedições militares nas Molucas, também conhecidas como as Ilhas das Especiarias.
Mais tarde, em 1515, surgiu uma oferta para ser membro da tripulação de um navio de Português, mas Magalhães rejeitou-a. Em Lisboa dedicou-se a estudar as mais recentes cartas, investigando uma passagem para o Pacífico pelo Atlântico Sul e a possibilidade de as Molucas estarem na zona espanhola definida pelo Tratado de Tordesilhas, em parceria com o cosmógrafo Rui Faleiro.
A serviço do rei de Espanha planeou e comandou a expedição marítima que efetuou a primeira viagem de circum-navegação ao globo. Foi o primeiro a alcançar a Terra do Fogo no extremo sul do continente americano, a atravessar o estreito que hoje leva seu nome e a cruzar o Oceano Pacífico, que nomeou. Fernão de Magalhães foi morto em batalha em Cebu, nas Filipinas durante a expedição, posteriormente chefiada por Juan Sebastián Elcano até ao regresso em 1522.
A Exposição Permanente Magalhães está sedeada no Parque BB King, junto às piscinas municipais e está aberta ao público de Segunda a Sexta-Feira a Domingo, das 14h às 20h e finais de semana com marcação prévia conforme explica a enóloga Celeste Marques no vídeo a seguir.
O ex-Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, Dr. José Manuel Marques, atualmente está à frente do projeto da Rede Mundial das Cidades Magalhânicas, Fernão de Magalhães, ligado diretamente a National Aeronautics and Space Administration – NASA - em Washington, nos Estados Unidos. Fernão de Magalhães é para esta comunidade científica um dos ícones de conhecimento e inspirador dos vários projetos espaciais, designadamente relacionados com Marte.
Dr. José Manuel Marques preside à Missão das Comemorações dos 500 anos da primeira viagem de Circum-Navegação de Fernão de Magalhães que acontecerá entre 2019 e 2022. Os EUA estudam a possibilidade de associar as comemorações dos 500 anos da viagem de Fernão de Magalhães aos 50 anos da chegada do homem à Lua.
Há muitas curiosidades relacionadas ao navegador português Fernão de Magalhães. A primeira delas que chama muita atenção é que Vila de Sabrosa, freguesia da Sé do Porto, Vila Nova de Gaia e Ponte da Barca reclamam a sua naturalidade.
Cada um diz que Fernão nasceu numa cidade, mas a La Asociacion de Alcaldes V Centenário de España reconheceu Sabrosa como a terra natal de Magalhães.
Outra curiosidade é que o Pinguim-de-magalhães recebeu o seu nome como homenagem, já que Magalhães foi o primeiro Europeu a ter visto um.
As aptidões de navegação de Magalhães também foram reconhecidas na nomeação de objetos associados à astronomia, incluindo as Nuvens de Magalhães, as crateras lunares de Magalhães e as crateras marcianas de Magalhães.
SERVIÇO:
PARQUE BB KING - SABROSA - PORTUGAL
exposicao@cm-sabrosa.pt
Tel. 259 937 120
www.sabrosa.pt
MATÉRIAS RELACIONADAS À SABROSA que estão no blog Cadê as Meninas?
Sabrosa está em festa!
http://cadeasmeninas.wixsite.com/site/single-post/2016/11/06/Sabrosa-est%C3%A1-em-festa-
José Marques, Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, conta tudo sobre a Região do Douro.
http://cadeasmeninas.wixsite.com/site/single-post/2016/11/03/Um-bate-papo-com-o-Presidente-da-C%C3%A2mara-Municipal-de-Sabrosa-sobre-a-Regi%C3%A3o-do-Douro
Alberto Tapada, Diretor da AETUR, nos conta sobre o Douro: tradição e lendas.
http://cadeasmeninas.wixsite.com/site/single-post/2016/11/05/Douro-tradi%C3%A7%C3%A3o-e-lendas-
Celeste Marques recebe o título de 'Mulher do Douro 2016'.
http://cadeasmeninas.wixsite.com/site/single-post/2016/11/04/Celeste-Marques-recebe-o-t%C3%ADtulo-de-Mulher-do-Douro-2016