top of page

Daniel Agrela e o Caminho de Santiago de Compostela.

Acredito que quase todas as pessoas já ouviram falar do Caminho de Santiago, mas, "O Caminho de Santiago não é uma viagem. É um projeto de vida" e eu fui entrevistar Daniel Agrela, autor do principal guia brasileiro da rota de Compostela para falar sobre esse percurso.


Daniel Agrela é jornalista e autor de "O Guia do Viajante do Caminho de Santiago" e ministrará nos dias 07 e 08 de outubro uma oficina prática para quem quer percorrer os 800 quilômetros ao norte da Espanha. “O objetivo é detalhar as informações sobre o Caminho de Santiago para que o viajante possa aproveitar ao máximo esse período sabático, explica o autor”.


Então, melhor do que eu ficar aqui escrevendo é vocês ouvirem a entrevista qu eu fiz com o Daniel no Pimenta Romã Restaurante. Com vocês, eu e Daniel Agrela.

Na entrevista, Daniel revelou que antes de fazer o Caminho de Santiago ele morou um ano em Dublin, na Irlanda e eu trago aqui para vocês algumas pequenas informações sobre DUBLIN, a capital e maior cidade da Irlanda!

Dublin significa "Lago Negro" e está entre as 30 cidades mais globalizadas do mundo. É o principal centro histórico, cultural, econômico, industrial e educacional da Irlanda e é conhecida como a cidade de grandes festivais tradicionais. A cada semana, há um ritmo de festa diferente, podendo ser um festival religioso, musical, de arte, moda, comidas, bebidas, feira de livros, entre muitos outros.


A festa mais popular de Dublin e que atrai turistas do mundo inteiro é o Dia de São Patrício (Saint Patrick's Day), um dos padroeiros da Irlanda, e é comemorado no dia 17 de Março. Famílias e grupos de amigos, embalados por cerveja Guinness e Irish coffee, saem às ruas de Dublin fantasiados ou com os rostos pintados, em uma espécie de carnaval. A música fica por conta das "Bandas marciais".

Dublin possui um clima temperado marítimo, caracterizado por invernos frios e verões suaves. A temperatura média máxima em Janeiro é de 8 °C, a temperatura média máxima em Julho é de 19 °C. Os meses ensolarados, em média, são Maio e Junho. O mês mais úmido, em média, é Dezembro. O mês mais seco é Fevereiro. Os ventos mais fortes são mais prováveis durante meados de Inverno, mas pode ocorrer a qualquer momento, especialmente entre Outubro e Fevereiro. Dublin é uma cidade tão glamorosa quanto as maiores capitais europeias.


Agora que você já conheceu um pouco de Dublin na Irlanda vamos conhecer sobre SAINT JEAN PIED PORT, na França, a cidade onde Daniel Agrela e muitos peregrinos começam o percurso do Caminho de Santiago.


Saint Jean Pied Port é uma pequena cidade medieval no sudoeste da França, na fronteira com a Espanha. Aos pés dos Pirineus, cercada de montanhas e com o Rio Nive aos seus pés, é uma das cidades bascas mais bonitas. No país basco francês, é cercada por muralhas do século XVIII.

Muitos peregrinos iniciam aí o seu caminho até Santiago de Compostela, a quase 800 km de distância. A Porta de Santiago foi aberta no século X e é classificada como Patrimônio Mundial da Humanidade.

A Torre da Igreja de Notre-Dame e a Porta de Notre-Dame (aberta no campanário da igreja). Essa porta dá, de um lado, para a Rua da Cidadela e do outro, para a Ponte Notre-Dame.

Fazer o percurso de Santiago não é como viajar pegando carona. Existem muitos cuidados, muita fé e muita simbologia como a Concha ‘Vieira’ que é o símbolo do peregrino e é bastante usada. Serve qualquer concha e pode ser pendurada em qualquer lugar, muitos usam na mochila. Há muitas histórias ao redor da 'concha' uma delas é que o acesso dos peregrinos aos albergues era exatamente a concha, quem possuía a concha era porque estava fazendo a caminhada.

A concha vai sinalizando os 800 kms que o peregrino percorre. Contudo, dizem que a origem verdadeira, vem do fato que os peregrinos que regressavam de Finisterra - fim do mundo conhecido naquela época - deviam mostrar aos seus familiares e amigos, alguma prova ou símbolo que testemunhasse haver cumprido com êxito a sua peregrinação até Compostela. O mar era um grande desconhecido dos europeus habitantes da parte central, como eles sabiam que o Santo Sepulcro de Santiago se achava bem perto da costa, nada mais justo que os peregrinos, ao retornarem às suas casas, levasse uma concha como recordação.

A concha significa proteção e busca de conhecimento e deve ser devolvida ao mar depois de completado o caminho, o que significa que o seu caminho só estará completo quando chegar a Finisterra, assim você agradece pela proteção e diz que o conhecimento adquirido não é seu e sim de todos, e que você o disponibiliza a todos.

Vamos voltar à entrevista e deixar que o jornalista e autor do "O Guia do Viajante do Caminho de Santiago", Daniel Agrela, nos conte um pouco mais sobre essa peregrinação, sua complexidade e as etapas para percorrer o Caminho de Santiago de Compostela.

O curso que será dado nos dias 7 e 08 de outubro abordará temas como planejamento financeiro para realizar a viagem, como é o dia a dia, em que época do ano ir, onde dormir, qual a melhor forma de se alimentar, o que levar na mochila, além de diversas questões relacionadas à segurança e infraestrutura do trajeto.


No dia 08 de outubro os participantes terão a experiência de sentir um pouco do que encontrarão no Caminho de Santiago. “Faremos uma caminhada preparatória de 10 km em área de Mata Atlântica preservada em São Paulo”. O objetivo é dar dicas práticas de como enfrentar os muitos quilômetros diários da rota de Compostela, além de apresentar um pouco da atmosfera que se pode sentir na peregrinação.

O Caminho de Santiago começou a fazer história quando, há doze séculos, foram encontrados os restos mortais do apóstolo Tiago – que hoje estão depositados na Igreja da cidade de Santiago de Compostela.

Em 1987, esse trajeto foi declarado Primeiro Itinerário Cultural Europeu e, mais tarde, Patrimônio da Humanidade. Hoje deixou de ser um roteiro percorrido apenas por religiosos e passou a fazer parte do destino de pessoas que têm como foco o autoconhecimento.

O que leva alguém a deixar o conforto de sua casa para caminhar por 30 dias com sol, chuva, frio...?

O turista viaja. O andarilho anda. O peregrino busca!

O que leva tanta gente a percorrer a pé mais de 800 quilômetros para chegar a Santiago de Compostela?

Daniel Agrela é viajante profissional. Formado em jornalismo, iniciou sua vida de mochileiro em 2002. Apaixonado por viajar e escrever usa o faro de repórter para descobrir novas culturas pelo mundo e as retrata em seus textos. De todos os destinos já explorados por ele, o mais marcante e revelador foi à rota de Compostela, motivo pelo qual O Guia do Viajante do Caminho de Santiago – uma vida em 30 dias é seu livro de estreia. Percorreu o Caminho de Santiago (Caminho Francês) duas vezes.

Daniel Agrela é criador da maior comunidade sobre a rota do Caminho de Compostela no Facebook, com mais de 55 mil pessoas: www.facebook.com/OCaminhodeSantiago

Fazer o Caminho de Santiago de Compostela significa dormir em albergue junto com outros peregrinos, as vezes em saco de dormir, acordar bem cedo, arrumar a mochila, se trocar, calçar as botas e partir.

Ser peregrino significa beber água da fonte.

Ser peregrino significa ser vencido pelo cansaço e repousar aos pés da cruz.

Ser peregrino significa ter a LUA iluminando seu caminho.

Ser peregrino significa parar, observar, admirar a natureza e refletir.


Santiago foi um dos doze apóstolos de Jesus, o primeiro a ser martirizado. Nasceu na Palestina em data incerta e faleceu em 44 d.C. em Jerusalém, decapitado por ordem de Herodes Agripa I.


Na noite de 24 de julho começa a festa de Santiago em vários países com fogo de artifício em sua homenagem. Peregrinos de todo o mundo deslocam-se por esta altura a Santiago de Compostela para a festa de Santiago. Na Galiza, 25 de julho é feriado e foi nesta data que foi dada a supremacia das igrejas no oeste da Espanha a Santiago, que pregou em Espanha durante a ocupação dos mouros. O seu túmulo encontra-se no Catedral de Santiago de Compostela.


Santiago é padroeiro dos cavaleiros, veterinários, dos camionistas, farmacêuticos, alquimistas e é claro, dos peregrinos.

Agora que já sabemos tudo sobre o Caminho de Santiago só falta saber um pouquinho da cidade!


Santiago de Compostela é uma cidade e município (concello em galego) no noroeste de Espanha. É capital da comunidade autônoma da Galiza, faz parte da província da Corunha e é também uma importante cidade universitária. O município tem 220 km² de área e a cidade tem um clima de tipo oceânico húmido com temperaturas amenas ao longo de todo o ano, com média anual de aproximadamente 15 °C, 8 °C no inverno e 25 a 27 °C no verão.


Santiago de Compostela é um dos destinos de peregrinação cristã mais importante do mundo, depois de Roma e Jerusalém. Ligado a esta tradição, que remonta à fundação da cidade no século IX, destaca-se a catedral de Santiago de fachada barroca, que alberga o túmulo de Santiago Maior, um dos apóstolos de Jesus Cristo.


Desde 1985 que o seu centro histórico (cidade velha) está incluído na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO. Em 1993 foi também incluído nessa lista o Caminho de Santiago, que já tinha sido classificado como o primeiro itinerário cultural europeu pelo Conselho da Europa em 1987.

O livro "O Guia do Viajante do Caminho de Santiago", de Daniel Agrela, saiu pela Editora Évora, por meio do selo Generale e traz todas as informações necessárias para quem deseja fazer a rota de Compostela. Com fotos de Memo Vásquez, o guia está disponível nas principais livrarias do Brasil.

SERVIÇO:

Oficina Para Peregrinos

Módulo teórico e prático (com caminhada de 10 km por área de Mata Atlântica preservada).

Local: São Paulo.

Datas: 07 e 08 de Outubro

Valor: R$ 549,00


www.oficinaparaperegrinos.com






Siga as meninas
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Cinzento Ícone Google+
Posts Recentes
bottom of page