top of page

Manuel Cabral, Presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto.

Em junho, quando estive em Portugal tive o prazer e a honra de ser recebida no Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto pelo Sr. Manuel N. Cabral, Presidente do IVDP, I.P.


Manuel Cabral nasceu em 1960 e é Presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. desde novembro de 2011. É licenciado em Direito e pós-graduado em Economia Europeia pela Universidade Católica Portuguesa. Na ocasião da entrevista falamos sobre a região do Douro, sobre o Vinho do Porto, o crescente consumo dos vinhos no Brasil e sobre Portugal, é claro! Agora eu trago a entrevista com o Presidente do IVDP, Sr. Manuel Cabral, para vocês.


Manuel Cabral adora escrever contos, poesias, adora ler e é colaborador regular da revista Wine-Essência do Vinho e orador convidado em numerosas conferências, nacionais e internacionais, sobre as questões vitivinícolas, o turismo e o território. Publicou Aspects de la politique vitivinicole des régions d’Europe (3vols., 2000 e 2001), Territórios do Vinho–Territories of Wine (1ª ed. EV, 2009; 2ª ed. Modo de Ler, 2010) e Outros Territórios do Vinho-Other Territories of Wine (ed. Modo de Ler, 2012),além de artigos em revistas científicas e da especialidade, portuguesas e estrangeiras.

Manuel Cabral adora ir as livrarias

Em homenagem à Lela, mulher que posou para Henrique Moreira esculpir aquela que baptizou como "juventude", mas que todos conhecemos como "a menina nua", ali, na Praça - in "em torno de camélias, com um porto" , ed. Modo de Ler, 2015. Ao que sabemos, a Lela era lindíssima na sua juventude; morreu cega e na miséria.(Por Manuel Cabral)



O Presidente do IVDP, I.P. Manuel Cabral também é membro honorário de diversas confrarias portuguesas e estrangeiras, entre as quais a Confraria do Vinho do Porto e a Confraria dos Enófilos do Douro. É comendador da Ordem da Honra, da Grécia e do Mérito Real, da Noruega, oficial da Ordem do Mérito Agrícola, da Republica Francesa e cavaleiro das Ordens della Stella della Solidarietà, de Itália e da Légion d’Honneur.

Apesar de tantos compromissos, responsabilidades e da agenda cheia, Manuel Cabral também consegue tempo para desfrutar da vida com a família e os amigos. Em seus momentos de folga gosta de saborear um bom vinho ouvindo uma boa música como o CD do maestro e pianista Rui Massena, ‘Ensemble’ ou ‘Solo’ que é o primeiro cd do maestro.

Rui Massena - Estrada

Por conta dos compromissos do IVDP, Manuel Cabral viaja bastante, mas, quando tem um tempinho ele confessa que gosta de assistir bons filmes, dentre eles, o clássico ‘Casablanca’ de Michael Curtiz com Humphrey Bogart e Ingrid Bergman porque afinal “we’ll always have Paris!”.

Cena de Casablanca


E quando o Presidente quer apenas uma leitura agradável ele recorre ao livro ‘O Comboio das Cinco’, o livro de Lopes, o escritor pós-moderno criado por Luís Afonso que traz histórias admiráveis com imagens do autor do Bartoon.

Agora que eu contei um pouquinho do Presidente Manuel Cabral que tal saber um pouquinho sobre o IVDP?

O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto é um instituto público, integrado na administração indireta do Estado, dotado de autonomia administrativa e financeira e patrimônio próprio, sendo um instituto público de natureza interprofissional, nos termos do Decreto-Lei n.º 97/2012, de 23 de abril.


O IVDP, I.P. é um organismo central com jurisdição sobre todo o território nacional com sede em Peso da Régua e dispõe ainda de um serviço desconcentrado, a delegação do Porto e tem por missão promover o controlo da qualidade e quantidade dos vinhos do Porto, regulamentando o processo produtivo, bem como a proteção e defesa das denominações de origem Douro e Porto e indicação geográfica Duriense. (www.ivdp.pt)

Sede do IVDP no Porto

Manuel Cabral na Região do Douro

A designação de vinho do Porto surge na segunda metade do séc. XVII, numa época de expansão da viticultura duriense e de crescimento rápido da exportação de vinhos.

Em 1926 foi criado o Entreposto de Vila Nova de Gaia, que deveria funcionar como prolongamento da região produtora. Todas as empresas ligadas ao comércio do vinho passariam a ter aqui obrigatoriamente os seus armazéns de envelhecimento acabando, na prática, com a comercialização direta a partir do Douro.

O Museu do Douro pode definir-se como Museu de Território, enquanto expressão da identidade cultural da Região Demarcada do Douro, Museu de Comunidade, pois é expressão da identidade do Homem que construiu, constrói e mantém a paisagem dessa região e que produz um vinho de características reconhecidamente especiais, sendo, por isso, também um Museu de Vinho.(www.museudodouro.pt)

Museu do Douro

A Rota do Vinho do Porto foi inaugurada a 21 de Setembro de 1996. Através desta Rota o visitante encontra desde o pequeno viticultor ao grande produtor de vinhos da Região Demarcada do Douro - Vinho do Porto, DOC Douro, Moscatel e Espumante - podendo visitar as vinhas e adega, provar e comprar vinho e participar em diversos trabalhos vitícolas.

O IVDP abriu ao público um espaço de promoção no seu edifício da Rua Ferreira Borges no Porto, composto por uma loja de venda de vinhos, sala de provas e um circuito de visita destinado a dar a conhecer o processo de certificação dos vinhos do Porto e do Douro proporcionando aos visitantes um primeiro contato com a região produtora, provas comentadas de vinhos do Porto, a visita aos espaços onde são efetuados os ensaios laboratoriais e sensoriais necessários à certificação dos vinhos do Douro e do Porto e um espaço de venda de uma vasta gama destes vinhos. (lojaporto@ivdp.pt)

SERVIÇO:

Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto

Rua Ferreira Borges, 27 - Porto - Portugal.

www.ivdp.pt

Cláudia Rolim e o Presidente Manuel Cabral na sede do IVDP.






Siga as meninas
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Cinzento Ícone Google+
Posts Recentes
bottom of page